Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25774
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luana Marcelle Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T20:10:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-05T20:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Marcelle Vieira. Carreira na área contábil sob a luz da teoria do comportamento planejado: um estudo em uma instituição de ensino superior pública de Minas Gerais. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25774 | - |
dc.description.abstract | A career is the path traveled by the individual in which he lives professional experiences, as well as develops and monitors the rails to achieve your personal fulfillment. Many young people have doubts about which career to follow, for this reason, often this decision suffers external influences. This study is carried out under the light of Theory Planned Behavior (TPB), which is based on the behavior of the individual in the environment in which he lives. According to this theory, there are factors that influence the individual to have some type of action or behavior. The present study aims to identify if there is a difference in intention of incoming students and graduates of the undergraduate science program from the Minas Gerais Public Higher Education Institution professional career in accounting. The study sample is composed of 162 respondents, being they students of the program of Accounting Sciences enrolled in the first and in the second semester, which are characterized as entering, and in the ninth and tenth semester, being called graduates.The constructs were analyzed: attitude, subjective norm, control behavioral and intentional. The results presented show that there is a difference in students that recent start the program and the students in the final of the program that in the intent to choose career in the accounting area. According to the respondents' perception: the work of the careers in the accounting area is valuable and rewarding; students are influenced by teachers, professionals and relatives to pursue their careers; the respondents have education/preparation and sufficient practice to follow the accounting career; and they have determination, and are happy to pursue a career in accounting program conclusion. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CBP&D/Café - Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Carreira | pt_BR |
dc.subject | Career | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Accounting Sciences | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Comportamento Planejado | pt_BR |
dc.subject | Theory of Behavior Planned | pt_BR |
dc.title | Carreira na área contábil sob a luz da teoria do comportamento planejado: um estudo em uma instituição de ensino superior pública de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Edvalda Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010780688440896 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A carreira é o caminho percorrido pelo indivíduo em que ele vive experiências profissionais, bem como desenvolve e monitora os trilhos para alcançar sua realização pessoal.Muitos jovenstêm dúvidas sobre qual carreira seguir, por esse motivo,muitas vezes, essa decisão sofre influênciasexternas. Este estudo é realizado sob a luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), a qual se baseia no comportamento do indivíduono meio em que ele vive. Segundo essa teoria, existem fatores que influenciam o indivíduo a ter algum tipo de ação ou comportamento.O presente estudo tem como objetivo identificar se existe diferença na intenção dos estudantes ingressantes e concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Estado de Minas Gerais a seguir a carreira profissional na área de contabilidade.A amostra do estudo é composta de 162 respondentes, sendo eles alunos do curso de Ciências Contábeis matriculados no primeiro eno segundo período, que são caracterizados ingressantes, eno nono e décimo período, sendo denominados concluintes. Foram analisados os constructos: atitude, norma subjetiva, controle comportamental e intenção. Os resultados apresentados evidenciam que existe diferença na percepção dos alunos ingressantes e dos alunos concluintes quanto à intenção da escolha da carreira na área contábil. De acordo com a percepção dos respondentes: o trabalho das carreiras na área de contabilidade é valioso e gratificante; os alunos sofrem influência de professores, profissionais e parentes para seguirem a carreira; os respondentes têm educação/preparo e prática suficientepara seguir a carreira contábil; eos mesmos têm pretensão, determinação e são felizes em seguir uma carreira na área de contabilidade após a conclusão do curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59205605 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CarreiraAreaContabil.pdf | TCC | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License