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dc.creatorCosta, Joyce Elen da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-05T19:27:21Z-
dc.date.available2019-07-05T19:27:21Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Joyce Elen da Silva. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25765-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.titleFatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é analisar os fatores que afetam a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na percepção dos discentes e dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública mineira. Este estudo é um levantamento descritivo e de abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários na referida instituição no 1º semestre de 2016 e no 2º semestre de 2018. A população é composta pelos discentes matriculados nas disciplinas de TCC2 e TCC3 e pelos docentes efetivos desta IES. A amostra contou com 121 discentes e 17 docentes que se prontificaram a responder o questionário. Inicialmente, a análise dos resultados envolveu estatística descritiva para traçar o perfil dos respondentes, bem como para mensurar a percepção deles sobre os fatores que dificultam a elaboração do TCC. Na sequência, aplicou-se o teste estatístico não paramétrico de Mann-Whitney para comparar se as dificuldades percebidas pelos discentes matriculados no TCC2 são as mesmas daqueles matriculados em TCC3. Os achados apontaram que, tanto na percepção dos discentes, quanto na percepção dos docentes, as maiores dificuldades estão na realização e na interpretação dos testes estatísticos. Em geral, os entraves percebidos pelos discentes no desenvolvimento do TCC estão relacionados à sua inexperiência com a escrita de trabalhos científicos e com a interpretação de dados e obtenção de conclusões, e pela falta de tempo para se dedicar ao TCC. O teste de Mann-Whitney apontou diferenças entre as opiniões dos discentes matriculados no TCC2 e no TCC3.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode59205598-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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