Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Caroline Carvalho Vieira-
dc.date.accessioned2019-07-04T16:24:32Z-
dc.date.available2019-07-04T16:24:32Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationDIAS, Caroline Carvalho Vieira. Resultados no uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências de formação integral. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25742-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate the skills that are best developed by undergraduate students in Accounting Sciences when active methodologies are employed. In context from constant changes in technological progress, in the dynamics of economic relations and the reflexes of both in organizational environments, the teaching-learning processes must be rethought and rediscussed. In addition, new needs for professional and personal qualification increase as the demand for skills. To reach the objective, surveys were conducted through questionnaires (56 respondents) and focus group (40 participants), in classes of the Theory of Accounting, studied in the first and second semesters of 2018. Among the main results, the most developed competences, according to the students' opinion, were problem solving and, secondly, critical thinking. It was evident, in the students' perceptions, that the use of the active methodology of teaching cases helps in the development of competencies, for example, admitting that there will rarely be only one correct solution to the accounting problems and to assimilate the importance of accounting choices. The research is relevant because it helps students to admit that the teaching-learning process involves the mastery of competences and become aware of the importance of their performance as active subjects of the qualification. As a consequence, the results of this study favor the market, which will receive better qualified professionals, reflecting in greater economic efficiency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidadept_BR
dc.subjectFormação por competênciaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAccounting Educationpt_BR
dc.subjectSkills trainingpt_BR
dc.titleResultados no uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências de formação integralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Gilvania de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179401064641956pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6528733349822837pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar as competências que são mais bem desenvolvidas pelos estudantes de graduação em Ciências Contábeis quando empregadas metodologias ativas. No contexto de constantes mudanças do avanço tecnológico, na dinâmica das relações econômicas e nos reflexos de ambos nos ambientes organizacionais, os processos de ensino-aprendizagem devem ser repensados e rediscutidos. Além disso, novas necessidades de formação profissional e pessoal aumentam como a demanda por competências. Para alcançar o objetivo, foram realizados levantamentos por meio de questionários (56 respondentes) e de grupo focal (40 participantes), em turmas da disciplina Teoria da Contabilidade, cursadas no primeiro e no segundo semestres de 2018. Dentre os principais resultados, as competências mais desenvolvidas, segundo a opinião dos estudantes, foram a resolução de problemas e, em segundo lugar, o pensamento crítico. Ficou evidente, na percepção dos estudantes, que o uso da metodologia ativa de casos para ensino auxilia no desenvolvimento de competências como, por exemplo, admitir que raramente haverá apenas uma solução correta para os problemas contábeis e assimilar a importância das escolhas contábeis. A pesquisa mostra-se relevante por ajudar os estudantes a admitirem que o processo de ensino-aprendizagem envolve o domínio de competências e a tomarem consciência da importância de sua atuação como sujeitos ativos na formação. Como consequência, os resultados deste estudo favorecem o mercado, que receberá profissionais mais bem qualificados, refletindo em maior eficiência econômica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode59173273-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResultadosUsoMetodologias.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons