Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Caroline Carvalho Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T16:24:32Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T16:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Caroline Carvalho Vieira. Resultados no uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências de formação integral. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25742 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to investigate the skills that are best developed by undergraduate students in Accounting Sciences when active methodologies are employed. In context from constant changes in technological progress, in the dynamics of economic relations and the reflexes of both in organizational environments, the teaching-learning processes must be rethought and rediscussed. In addition, new needs for professional and personal qualification increase as the demand for skills. To reach the objective, surveys were conducted through questionnaires (56 respondents) and focus group (40 participants), in classes of the Theory of Accounting, studied in the first and second semesters of 2018. Among the main results, the most developed competences, according to the students' opinion, were problem solving and, secondly, critical thinking. It was evident, in the students' perceptions, that the use of the active methodology of teaching cases helps in the development of competencies, for example, admitting that there will rarely be only one correct solution to the accounting problems and to assimilate the importance of accounting choices. The research is relevant because it helps students to admit that the teaching-learning process involves the mastery of competences and become aware of the importance of their performance as active subjects of the qualification. As a consequence, the results of this study favor the market, which will receive better qualified professionals, reflecting in greater economic efficiency. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Formação por competências | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Accounting Education | pt_BR |
dc.subject | Skills training | pt_BR |
dc.title | Resultados no uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências de formação integral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Gilvania de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9179401064641956 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6528733349822837 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar as competências que são mais bem desenvolvidas pelos estudantes de graduação em Ciências Contábeis quando empregadas metodologias ativas. No contexto de constantes mudanças do avanço tecnológico, na dinâmica das relações econômicas e nos reflexos de ambos nos ambientes organizacionais, os processos de ensino-aprendizagem devem ser repensados e rediscutidos. Além disso, novas necessidades de formação profissional e pessoal aumentam como a demanda por competências. Para alcançar o objetivo, foram realizados levantamentos por meio de questionários (56 respondentes) e de grupo focal (40 participantes), em turmas da disciplina Teoria da Contabilidade, cursadas no primeiro e no segundo semestres de 2018. Dentre os principais resultados, as competências mais desenvolvidas, segundo a opinião dos estudantes, foram a resolução de problemas e, em segundo lugar, o pensamento crítico. Ficou evidente, na percepção dos estudantes, que o uso da metodologia ativa de casos para ensino auxilia no desenvolvimento de competências como, por exemplo, admitir que raramente haverá apenas uma solução correta para os problemas contábeis e assimilar a importância das escolhas contábeis. A pesquisa mostra-se relevante por ajudar os estudantes a admitirem que o processo de ensino-aprendizagem envolve o domínio de competências e a tomarem consciência da importância de sua atuação como sujeitos ativos na formação. Como consequência, os resultados deste estudo favorecem o mercado, que receberá profissionais mais bem qualificados, refletindo em maior eficiência econômica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59173273 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ResultadosUsoMetodologias.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License