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dc.creatorDiniz, Bruna Cristina Silvério-
dc.date.accessioned2019-07-03T23:47:24Z-
dc.date.available2019-07-03T23:47:24Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.citationDINIZ, Bruna Cristina Silvério. Cultura Organizacional de Desempenho e a Fraude Contábil do Setor Bancário Brasileiro. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25732-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura de Desempenhopt_BR
dc.subjectFraudes Contábeispt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.titleCultura organizacional de desempenho e a fraude contábil do setor bancário brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Sabrina Rafaela Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350225565963165pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA cultura de desempenho simboliza uma cooperação relevante no que tange ao comportamento dos indivíduos que atuam dentro da organização a qual pode influenciar a ocorrência de fraudes contábeis trazendo vários questionamentos sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria. No Brasil, a ocorrência de fraudes contábeis em todas as esferas, especialmente nas instituições financeiras, pode estar associada com a cultura organizacional das entidades. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender como a cultura de desempenho e as fraudes contábeis estão sendo evidenciadas na cultura organizacional do setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, primeiramente foi feita a coleta de dados em sítios e relatórios da administração dos bancos com atuação no Brasil com a utilização da análise de conteúdo. Posteriormente, foi realizada a análise de clusters como forma de buscar as similitudes entre as instituições examinadas levando-se em consideração os períodos e os aspectos organizacionais dos bancos. Pode-se inferir, após a análise dos resultados, que tanto a cultura de desempenho quanto a fraude foram destacadas pelos bancos, as quais possuem uma relação dentro do âmbito das instituições financeiras, porém estão mais preocupadas em divulgar que são éticas do que o bom desempenho. Na análise de clusters, a obtenção de lucros foi considerada relevante na atuação dos bancos, enquanto que a estrutura de governança foi pouco enfatizada. Espera-se que o presente estudo contribua para despertar o conhecimento no que tange a cultura corporativa e a ocorrência de fraudes em bancos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode109980545-
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