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dc.creatorOliveira, David Alves-
dc.date.accessioned2019-07-02T17:19:23Z-
dc.date.available2019-07-02T17:19:23Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, David Alves. Reflexos da redução do IPI nas finanças públicas dos municípios de Minas Gerais. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25641-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImposto sobre Produtos Industrializadospt_BR
dc.subjectDesoneraçãopt_BR
dc.subjectFundo de Participação dos Municípiospt_BR
dc.titleReflexos da redução do IPI nas finanças públicas dos municípios de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ávila, Lucimar Antônio Cabral de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444591575189923pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência constitucional, da União para os Municípios e é composto em 24,5% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR). O IPI possui várias características, entre elas a de extrafiscalidade a qual permite à União utiliza-lo para estimular ou coibir comportamentos através de decretos e medidas provisórias que acarretam mudanças em sua arrecadação. Dessa forma, a redução na arrecadação do IPI afeta a composição do FPM, o que por conseguinte pode refletir no comportamento das finanças públicas dos municípios brasileiros, que em sua maioria, são dependentes dessa transferência. E é nesse contexto que o presente estudo se insere, tendo por objetivo analisar as consequências da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados no comportamento das finanças públicas dos municípios mineiros, em especial o Fundo de Participação dos Municípios. Analisa-se também se o desenvolvimento socioeconômico municipal, mensurado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), apresentou oscilações nos períodos das desonerações adotadas pelo governo federal, uma vez que o FPM é a principal fonte de financiamento das políticas públicas promotoras do desenvolvimento local. A amostra da pesquisa é composta por 627 municípios, para o período de 2006 a 2016 a fim de contemplar os principais decretos de desoneração do IPI divulgados em 2008 e 2011, sendo os municípios analisados antes e depois de cada um desses anos. Utilizando o teste de diferença de médias de Wilcoxon, os resultados do estudo revelaram que as finanças dos municípios mineiros, bem como os indicadores socioeconômicos apresentaram mudanças significativas após das desonerações do imposto federal. Contudo, embora a desoneração do IPI para alguns setores da economia tenha reduzido a arrecadação, o FPM não apresentou variações negativas para a maior parte dos municípios analisados, o que pode ser resultado do aumento da arrecadação do IR, bem como do aumento da alíquota da transferência do FPM em 2007 e 2015, podendo ter compensado essa redução. Quanto ao desenvolvimento socioeconômico, percebe-se que 80% dos municípios analisados apresentaram uma redução do IFDM para a dimensão Emprego e Renda após os decretos de desoneração do IPI em 2011, sinalizando portanto que tal medida do governo federal reflete em vários setores da economia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode59094309-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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