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dc.creatorNascimento, Cleber Roberto-
dc.date.accessioned2019-07-02T16:11:14Z-
dc.date.available2019-07-02T16:11:14Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cléber Roberto. Jogos teatrais e psicomotricidade: práticas interdisciplinares voltadas à inclusão. 2018. 31 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1372pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25631-
dc.description.abstractResearchers and educators have found in the application of theatrical games to students with disabilities a wide range of possibilities for the development of learning. The main objective is to investigate the following question: how can the Theatrical Games from Viola Spolin contribute to the sessions of Psychomotricity and to the students' expression, such as corporal, vocal, sound and/or oral expressions, in the AEE (Specialized Educational Assistance) from the school Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho? To fulfill this objective, it was necessary to develop a methodological basis, make a selection of the students, choose the theoretical references and select the activities to be developed. The methodology used was ethnography, more specifically, participant observation, because it was a qualitative research. The criteria used to select the students were the compatibility of both, chronological age and the resemblance related to the cognitive aspects. To base the research theoretically, we used the Theatrical Games from Viola Spolin. In the course of the work appeared questions related to the individuality of the students and to their learning process. Nevertheless, it was possible to verify that the use of theatrical games associated with psychomotricity classes attends the expectation of pedagogical practice directed at stimulating the expansion of communication.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos Teatraispt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com Deficiênciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTheatrical Gamespt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectStudens with Disabilitiespt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleJogos teatrais e psicomotricidade: práticas interdisciplinares voltadas à Inclusãopt_BR
dc.title.alternativeTheatrical games and psicomotricity: interdisciplinary practces aimed at inclusionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Narciso Laranjeira Telles-
dc.contributor.referee2Pimenta, Daniele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9464410036836950pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPesquisadores e educadores têm encontrado na aplicação dos jogos teatrais junto aos estudantes com deficiência uma vasta gama de possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo central é investigar a seguinte indagação: de que forma os Jogos Teatrais de Viola Spolin poderão contribuir nas sessões de Psicomotricidade e na expressão dos alunos, seja ela corporal, vocal, sonora e/ou oral no AEE (Atendimento Educacional Especializado), da Escola Municipal Mário Godoy Castanho? Para cumprir com esse objetivo foi necessário desenvolver uma base metodológica, fazer uma seleção dos estudantes, fazer um recorte dos referenciais teóricos a serem utilizados e selecionar as atividades a serem desenvolvidas. Em relação à metodologia foi estabelecida a etnografia, mais especificamente, a observação participante, por se tratar de uma pesquisa qualitativa. Os critérios utilizados para selecionar os estudantes foram a compatibilidade tanto da idade cronológica, quanto de uma semelhança em relação aos aspectos cognitivos. Para embasar a pesquisa teoricamente, utilizamos os Jogos teatrais de Viola Spolin. No percurso do trabalho, surgiram questões relativas à individualidade dos estudantes, relacionadas ao seu processo de aprendizagem. Ainda assim, foi possível constatar que a utilização dos jogos teatrais associados às aulas de psicomotricidade, atende a expectativa de prática pedagógica voltada ao estímulo da ampliação da comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1372pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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