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dc.creatorMaciel, Alexsara-
dc.date.accessioned2019-07-02T14:48:00Z-
dc.date.available2019-07-02T14:48:00Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationMACIEL, Alexsara de Souza. Da invisibilidade à ascensão social: história e memória de professores negros no Amapá: 1970-1988. 2014. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.927pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25623-
dc.description.abstractThis research discusses and analyzes the life trajectory of black teachers in basic school and high school in the 1970s up to 1988, who were born, alphabetized and became teachers in Amapá Federal Territory. Within this period, they built up a teaching carrier working in different city schools and consolidated the acknowledgement of their teaching job through the social acknowledgement they achieved and keep up to nowadays in Amapá social means. The paper was built upon an oral history approach, using interviews with black teachers who worked during the 1970s and 1980s in many schools in Macapá city. Our goal was to contribute to widenning studies on education of black people in Amapá and to give these people who helped to make up education in Amapá voice, emphasizing the perception of race segregation in this State and the uniqueness of the social rising achieved by the interviewees due to their teaching job. When (re)building the history of their lives, we met meanings which are often ignored by those who are out of the process, considering the singularity and the experiences lived in the region. The research showed aspects of inequality among black people that point to greater difficulties in achieving social rise through education, what is indicated by the narratives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRace Relationspt_BR
dc.subjectRace discriminationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectProfessores negros - Amapápt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Amapápt_BR
dc.subjectNegros - Amapá - Históriapt_BR
dc.titleDa invisibilidade à ascensão social: história e memória de professores negros no Amapá: 1970-1988pt_BR
dc.title.alternativeFrom invisibility to social ascension: history and memory of black teachers in Amapá - 1970-1988pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6pt_BR
dc.contributor.referee1Deus, Zélia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757578H9pt_BR
dc.contributor.referee2Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7pt_BR
dc.contributor.referee3Danelon, Márcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5pt_BR
dc.contributor.referee4Muller, Maria Lúcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796346T7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775584T3pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa discute e analisa a trajetória de vida de professores negros dos Ensinos Fundamental e Médio de 1970 a 1988, que nasceram, foram alfabetizados e se formaram professores no Território Federal do Amapá. Nesse período, construíram uma carreira docente lecionando em diversas escolas da cidade, e solidificaram o reconhecimento de seu ofício de professor através do reconhecimento social que possuem até os dias de hoje na sociedade amapaense. O trabalho foi construído na perspectiva da história oral, lançando mão de entrevistas feitas com professores negros que trabalharam nas décadas de 1970 e 1980 em diversas escolas da cidade de Macapá. O objetivo foi contribuir para a ampliação dos estudos sobre educação do negro no Amapá e dar voz a estas pessoas que ajudaram a construir a educação no Amapá, enfatizando a percepção da segregação racial nesse estado e a singularidade da ascensão social que os entrevistados alcançaram em razão do exercício da docência. Ao (re)construir suas histórias de vida, encontramos significados que muitas vezes são ignorados pelos que estão de fora do processo, tendo em vista a singularidade e as experiências vivenciadas na região. A pesquisa demonstrou aspectos da desigualdade entre os negros, que passam por maiores dificuldades para alcançar a ascensão social pela educação, que são demonstradas pelas narrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration194pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.927pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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