Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25451
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Perfil de Egressos do Curso de Graduação em Música da UFU formados entre os anos 2010 e 2016: formação e atividades profissionais
Autor: Neto, Juraci Alves Silva
Primer orientador: Morato, Cíntia Thais
Primer miembro de la banca: Morato, Cíntia Thais
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Lilia Neves
Tercer miembro de la banca: Deus, José Soares de
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo conhecer o perfil de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU formados entre os anos 2010 e 2016 quanto às características das atividades profissionais exercidas e de sua formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que buscou conhecer as áreas e nichos de atuação profissional em que os egressos se envolveram, inclusive aquelas distantes do mercado de trabalho musical; obter dados quanto a remunerações percebidas e volume de trabalho aos quais os egressos se submeteram, bem como saber seu nível de satisfação quanto às atividades profissionais realizadas; e observar a frequência de participação dos graduados em Música pela UFU em cursos de pós-graduação e/ou de aperfeiçoamento profissional. A revisão de literatura deu subsídios para melhor conhecimento das pesquisas com egressos de cursos de graduação em música e também de outras áreas em instituições de ensino superior em várias regiões do Brasil, sendo esse tipo de pesquisa utilizado por muitas delas como uma ponte entre a instituição de ensino e a realidade do mercado de trabalho. Elegendo como método a pesquisa de Survey, os passos metodológicos consistiram em delinear e caracterizar o universo da pesquisa e elaborar a ferramenta de coleta de dados que posteriormente foi aplicada (inicialmente em fase piloto), gerando dados a partir de uma amostra do universo pesquisado. Por meio dos dados coletados, tornou-se possível conhecer o perfil dos egressos, as atividades remuneradas que desenvolveram, tanto na área de música quanto em outras áreas, bem como onde as desenvolveram, as faixas de remuneração obtidas e o volume de trabalho ao qual se submeteram nessas atividades, e, também, o nível de satisfação dos participantes com relação a esses aspectos do seu exercício profissional. Além disso, foi possível conhecer a frequência com que participantes realizaram outros tipos de formação profissional, cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento na área de música.
Palabras clave: Egressos
Graduação em Música
Atividades profissionais de formados em Música
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NETO, Juraci Alves Silva. Perfil de Egressos do Curso de Graduação em Música da UFU formados entre os anos 2010 e 2016: formação e atividades profissionais. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25451
Fecha de defensa: 14-jun-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PerfilEgressosCurso.pdfTCC2.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons