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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sant'Ana, Vitor Taha | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T21:00:14Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T21:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SANT'ANA, Vitor Taha. Redução de arrasto em escoamentos bifásicos devido a utilização de microbolhas. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25446 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Microbolhas | pt_BR |
dc.subject | Tensão de cisalhamento | pt_BR |
dc.subject | Camada limite | pt_BR |
dc.subject | Canal de água | pt_BR |
dc.subject | Fase discreta. | pt_BR |
dc.title | Redução de arrasto em escoamentos bifásicos devido a utilização de microbolhas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Francisco José de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1257320066520278 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é simular computacionalmente, através do uso da teoria da fase discreta, métodos de redução de arrasto utilizando microbolhas com base em experimentos já realizados. Sabe-se que as microbolhas são capazes de reduzir a viscosidade geral do fluido principal, o que indiretamente reduz a tensão de cisalhamento, pois ambos são diretamente proporcionais. O principal mecanismo de redução do arrasto está interligado com o fato das microbolhas amortecerem os vórtices turbulentos da camada limite, reduzindo a tensão de cisalhamento naquela região. Logo, a redução de arrasto é mais evidente se as partículas permanecerem próximas à camada limite do escoamento. Para validar essa teoria, este trabalho utilizou o método de volumes finitos, no qual o software ICEM® gerou a malha do canal de água e para a simulação do escoamento utilizou-se o FLUENT® com a teoria de fase discreta disponível. Os resultados obtidos foram satisfatórios e condisseram com os resultados experimentais apresentados na bibliografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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