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dc.creatorSant'Ana, Vitor Taha-
dc.date.accessioned2019-06-19T21:00:14Z-
dc.date.available2019-06-19T21:00:14Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationSANT'ANA, Vitor Taha. Redução de arrasto em escoamentos bifásicos devido a utilização de microbolhas. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25446-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMicrobolhaspt_BR
dc.subjectTensão de cisalhamentopt_BR
dc.subjectCamada limitept_BR
dc.subjectCanal de águapt_BR
dc.subjectFase discreta.pt_BR
dc.titleRedução de arrasto em escoamentos bifásicos devido a utilização de microbolhaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é simular computacionalmente, através do uso da teoria da fase discreta, métodos de redução de arrasto utilizando microbolhas com base em experimentos já realizados. Sabe-se que as microbolhas são capazes de reduzir a viscosidade geral do fluido principal, o que indiretamente reduz a tensão de cisalhamento, pois ambos são diretamente proporcionais. O principal mecanismo de redução do arrasto está interligado com o fato das microbolhas amortecerem os vórtices turbulentos da camada limite, reduzindo a tensão de cisalhamento naquela região. Logo, a redução de arrasto é mais evidente se as partículas permanecerem próximas à camada limite do escoamento. Para validar essa teoria, este trabalho utilizou o método de volumes finitos, no qual o software ICEM® gerou a malha do canal de água e para a simulação do escoamento utilizou-se o FLUENT® com a teoria de fase discreta disponível. Os resultados obtidos foram satisfatórios e condisseram com os resultados experimentais apresentados na bibliografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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