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dc.creatorOliveira, Geracilda Maria-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:13:59Z-
dc.date.available2019-06-19T13:13:59Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Geracilda Maria de. Modos de fazer das alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan - 1958 a 1974. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1342pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25427-
dc.description.abstractThis research was constituted by the practices of the literacy teachers of the Father Mário Forestan School Group (GEPMF), from 1958 to 1974, by the theoretical contribution of the New Cultural History that enabled this research and Alberti Oral History methodology. The interviews were very important to the accomplishment of this work, they were the ones that sustained the development of the research, allowing the construction of the history of literacy practices in this school group. In view of this, the interviews provided an understanding of the processes that constituted the practices of literacy teachers, and their representations in the process of teaching reading and writing, as well as the meanings and meanings that underpinned their tasks. Thus, literacy in the GEPMF contributes to the construction of the history of Uberlandian, Minas Gerais and Brazilian literacy The interviews envisioned literacy practices, however, in order to know the process of implantation of the Father Mário Forestan School Group, built in a peripheral district of the city of Uberlândia, the investigation also occurred in the decrees, laws, school regiments and in the various documents found in the own institution, in the Regional Superintendence of Education and in the Public Archive of Uberlândia. The research was organized in three chapters, the first chapter deals with the methodological assumptions of New Cultural History, Oral History, History of School Institutions and History of Literacy. The second chapter describes the history of literacy in the social, political and economic scenario in Brazil, in Minas Gerais and Uberlândia, specifically in the Escola Mário Forestan School Group. The third chapter explores the literacy practices developed in the Father Mário Forestan School Group in dialogue with the Elementary Education Program of the Minas Gerais Education Secretariat.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGrupos escolarespt_BR
dc.subjectPráticas de alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGrupo Escolar Padre Mário Forestan (GEPMF)pt_BR
dc.subjectGrupos sociaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSchool groupspt_BR
dc.subjectTeachers' practices and literacypt_BR
dc.titleModos de fazer das alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan - 1958 a 1974pt_BR
dc.title.alternativeWays of making the literacy teachers of the Escola Mário - 1958 a 1974pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sônia Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281057859793276pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Francisca Izabel Pereira-
dc.contributor.referee2Quilici Neto, Armindo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1419415152420315pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa foi constituída pelas práticas das professoras alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan (GEPMF), no período de 1958 até o ano de 1974, pelo aporte teórico da Nova História Cultural que possibilitou essa pesquisa e pela metodologia da História Oral de Alberti. As entrevistas foram fundamentais para concretização deste trabalho, elas sustentaram o desenvolvimento da pesquisa, permitindo a construção da história das práticas da alfabetização nesse grupo escolar. À vista disso, as entrevistas proporcionaram a compreensão dos processos que constituíram as práticas das professoras alfabetizadoras, e as suas representações diante do procedimento de ensinar a ler e escrever, além dos sentidos e as significações que sustentaram seus afazeres. Dessa forma, a alfabetização no GEPMF contribui com a construção da história da alfabetização uberlandense, mineira e brasileira. As entrevistas vislumbraram as práticas alfabetizadoras, no entanto, para conhecer o processo de implantação do Grupo Escolar Padre Mário Forestan, construído em um bairro periférico do município de Uberlândia, a investigação ocorreu também nos decretos, leis, regimentos escolares e nos diversos documentos encontrados na própria instituição, na Superintendência Regional de Ensino e no Arquivo Público de Uberlândia. A pesquisa foi organizada em três capítulos, o primeiro capítulo trata dos pressupostos metodológicos da Nova História Cultural, da História Oral, da História das Instituições Escolares e da História da Alfabetização. O segundo capítulo descreve a história da alfabetização no cenário social, político e econômico no Brasil, em Minas Gerais e em Uberlândia. O terceiro capítulo apresenta o Grupo Escolar Padre Mário Forestan, explana sobre as práticas alfabetizadoras desenvolvida no Grupo Escolar Padre Mário Forestan dialogando com o Programa de Ensino Elementar da Secretaria de Educação de Minas Gerais e as cartilhas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration163pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1342pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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