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dc.creatorGonçalves, Victor Moreira-
dc.date.accessioned2019-05-30T21:26:22Z-
dc.date.available2019-05-30T21:26:22Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationVICTOR, Moreira Gonçalves. Um modelo logístico bayesiano para estimar a probabilidade de desligamento de vendedores do setor de telemarketing de uma empresa. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25296-
dc.description.abstractIn the telemarketing sector of a wholesaler company, it is constantly dealing with high turnover rates, resulting in high costs whith remediation, training, selective processes, among others. Considering that employees usually return, after a year worked, the investment made for them, the problem is treated in terms of probabilty, in wich the idea is to predict probabilistically when a saller is prone to departure. For that, a logistic model was used, treating as an answer event when the telemarketers are dismissed with less than a year worked. 19 covariates we considered in the analysis. The model parameters were estimated using Bayesian inference. In this methodology the previous knowledge is updated using the information derived from the data, allocated in the likelihood. It is assumed that prior knowledge about the parameters is described by probability distributions. The previous information of the data is translated into an a posteriori distribution through the Bayes' theorem. As the posterior distribution, in general, has a complex form, samples of the complete conditional distributions are obtained for each parameter iteratively and recursively using algorithms that makes use of the Monte Carlo method by Markov chain, when the algorithm reaches convergence, the Conditional samples represent satisfactorily and empirically the posterior distributions. The conversion study can be done using the Geweke criterion (Geweke, 1992) and Raftery and Lewis criterion (RAFTERY \& LEWIS, 1992).To select the important variables in the occurrence of the event of interest, it was based on the genuinely Bayesian hypothesis test (FBST) and its e-value.The procedure for selecting variables was similar to the backward in classical inference. From the fitted model it is possible to predict the probability of a seller being disabled, being necessary for this, only to know their profile based on age, average billing and time in which they remain in call, since these were the selected variables to compose the final model. The assertiveness of the model was 73% and therefore, based on this criterion, the adjustment was considered adequate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInferência bayesianapt_BR
dc.subjectSeleção de variáveispt_BR
dc.subjectRazão de chancespt_BR
dc.subjectResposta bináriapt_BR
dc.titleUm modelo logístico bayesiano para estimar a probabilidade de desligamento de vendedores do setor de telemarketing de uma empresapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Waldemar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076056770753848pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Ednaldo Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047680281290501pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Janser Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834398790716276pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7805345977011144pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo setor de telemarketing de uma empresa do ramo atacadista, constantemente lida-se com altos índices de rotatividade dos vendedores, acarretando em altos custos com rescisões, treinamentos, processos seletivos, entre outros. Considerando que os trabalhadores geralmente retornam o investimento neles realizados após um ano trabalhado, o problema é tratado em termos de probabilidade, no qual a ideia é prever probabilisticamente quando um vendedor está propenso a se desligar. Para tanto, fez-se o uso de um modelo logístico, tratando como evento resposta quando os operadores de telemarketing são desligados com menos de um ano trabalhado. Foram consideradas 19 covariáveis na análise. A estimativa dos parâmetros do modelo foi realizada via inferência bayesiana. Nesta metodologia o conhecimento prévio é atualizado utilizando a informação oriunda dos dados, alocada na verossimilhança. Admita-se que o conhecimento prévio sobre os parâmetros seja descrito por distribuições de probabilidades. A informação prévia dos dados é traduzida em uma distribuição a posteriori por meio do teorema de Bayes. Como a distribuição a posteriori, em geral, tem forma complexa, obtém-se amostras das distribuições condicionais completas para cada parâmetro iterativamente e recursivamente utilizando algoritmos que faz o uso do método de Monte Carlo via cadeia de Markov. Quando as cadeias atingirem convergência, as amostras das condicionais completas representam satisfatoriamente e empiricamente as distribuições a posteriori. O estudo de convergência foi feito utilizando os critérios de Geweke (GEWEKE, 1992) e critério de Raftery e Lewis (RAFTERY \& LEWIS, 1992). Para selecionar as variáveis importantes na ocorrência do evento de interesse, baseou-se no teste de hipóteses genuinamente bayesiano (FBST) e em seu e-valor. O procedimento para seleção de variáveis foi semelhante ao backward na inferência clássica. A partir do modelo ajustado é possível prever a probabilidade de desligamento de um vendedor, sendo necessário para isto, apenas conhecer o seu perfil quanto a idade, faturamento médio e tempo em que permanece em chamada, haja vista que estas foram as variáveis selecionadas para compor o modelo final. A assertividade do modelo foi de 73% e portanto, com base neste critério, o ajuste foi considerado adequado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEstatísticapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Estatística

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