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dc.creatorResende, Gustavo Jorge-
dc.date.accessioned2019-05-29T21:19:37Z-
dc.date.available2019-05-29T21:19:37Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.identifier.citationRESENDE, Gustavo Jorge. A proposal of tail and control surfaces design. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25284-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um procedimento analítico para dimensionar as superfícies estabilizadoras e de controle para uma aeronave de asa fixa durante as fases de projeto conceitual ou projeto detalhado. O principal objetivo é prover um melhor entendimento sobre como as características de estabilidade da aeronave podem ajudar em seu projeto. Além disso, será apresentado o desenvolvimento de uma metodologia para dimensionar ambas empenagens e as superfícies de controle, a partir da teoria de Mecânica do Voo, com dependência mínima de dados históricos. A principal restrição de projeto será determinada pelo tipo de missão da aeronave e as características de estabilidade desejadas. Visto que se trata de um procedimento adotado durante as primeiras fases de projeto da aeronave, poucos dados geométricos estão disponíveis e, portanto, algumas simplificações foram adotadas. Primeiramente, a partir de dados aerodinâmicos da asa e algumas características desejáveis para a aeronave, faz-se o projeto da empenagem horizontal. A partir desta etapa é possível projetar tanto o profundor quanto a empenagem vertical. Então, a partir de requisitos de certificação, providos pelas autoridades, realiza-se o dimensionamento dos ailerons e do leme. Por fim, o procedimento desenvolvido foi incorporado no projeto conceitual de uma aeronave hibrida. Uma vez que o projeto é finalizado, realiza-se uma análise de estabilidade dinâmica para avaliar as características de estabilidade e a qualidade de voo da aeronave. Tais características foram comparadas com requisitos de aeronavegabilidade e os requisitos analisados foram todos cumpridos.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFlight dynamicspt_BR
dc.subjectTail designpt_BR
dc.subjectControl surfacespt_BR
dc.subjectAeronautical designpt_BR
dc.subjectStatic stabilitypt_BR
dc.subjectEmpennagept_BR
dc.titleA proposal of tail and control surfaces designpt_BR
dc.title.alternativeUma proposta para projeto de empenagens e superfícies de controlept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713026D6pt_BR
dc.contributor.referee1Machini Malachias Marques, Filipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4921002J6pt_BR
dc.contributor.referee2Martins de Castro Neto, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8550655A2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3862080818901778pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoThis work presents an analytical procedure to size the tail and control surfaces of a fixed wing aircraft during the conceptual or preliminary design phases. The objective is to provide a better understanding on how the desired stability characteristics of the aircraft can help its design. Furthermore, it will be developed a methodology to size both empennages and the control surfaces, from Flight Mechanics theory, with minimal dependence on historical data. The main design constrain is determined from the aircraft mission and the desired stability characteristics. Whereas few geometrical data are available at the early design phases, it is proposed a new design procedure that take into account some simplifications. Firstly, from wing aerodynamic data and desirable characteristics for the airplane, the horizontal tail is designed. Additionally, it is possible to design both the elevator and the vertical tail. Then, certification requirements, drives the ailerons and rudder sizing. This procedure was incorporated into the conceptual design of a hybrid aircraft. After a preliminary sizing based on the proposed approach, a dynamic stability analysis was done to evaluate the aircraft’s stability characteristics and flying qualities. Such characteristics were compared with airworthiness requirements and the evaluated requirements were met.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.orcid.putcode71302599-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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