Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Leandro Cesar-
dc.date.accessioned2019-05-28T16:22:12Z-
dc.date.available2019-05-28T16:22:12Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Leandro Cesar. Algoritmo evolutivo com metodologia híbrida para elaboração de rotas de distribuição. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.985.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25269-
dc.description.abstractIn the logistical chain of parcel delivery in general, the difficulties of managing the routes of distribution are remarkable. The present work has the objective of developing a software prototype capable of optimizing the order distribution route, using as a case study the registered orders of the post office in the city of Coromandel / MG. It is highlighted in this paper the option of elaborating routes that facilitate their use according to the type of vehicle used by the delivery of orders. An OpenStreetMap database was used to locate the geographical coordinates of residences and streets, and the routes are defined through a hybrid genetic algorithm based on travelling salesman problem and also with the Dijkstra algorithm to define the minimum cost path between the vertices of the problem. This work is also described as elaboration stages, as well as the results obtained experimentally. Finally, it is concluded through this work that the use of hybrid algorithms presents a great potential for the resolution of routing problems, including those in which the type of vehicle to be used in the deliveries is considered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlgoritmo de Dijkstrapt_BR
dc.subjectAlgoritmos Genéticos Híbridospt_BR
dc.subjectCorreios de Coromandelpt_BR
dc.subjectProblema do Caixeiro Viajantept_BR
dc.subjectRoteirizaçãopt_BR
dc.subjectDijkstra Algorithmpt_BR
dc.subjectHybrid Genetic Algorithmspt_BR
dc.subjectCoromandel Post Officept_BR
dc.subjectTraveling Salesman Problempt_BR
dc.subjectScriptingpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectProgramação genética (Computação)pt_BR
dc.subjectEmpresas - Automaçãopt_BR
dc.titleAlgoritmo evolutivo com metodologia híbrida para elaboração de rotas de distribuiçãopt_BR
dc.title.alternativeEvolutionary algorithm with hybrid methodology for elaboration of distribution routespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Aniel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844251698422960pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Josué Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007658962904545pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fábio Vincenzi Romualdo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110686859702602pt_BR
dc.contributor.referee3Fontoura, Kleber Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9157723208485584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676919342890152pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNa cadeia logística de entrega de encomendas de um modo geral, são notáveis as dificuldades de se elaborar as rotas de distribuição. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de software capaz de otimizar a rota de distribuição de encomendas, utilizando como estudo de caso as encomendas registradas dos correios na cidade de Coromandel/MG. Destaca-se neste trabalho a opção de elaboração de rotas que facilitam a sua utilização de acordo com o tipo de veículo utilizado pelo entregador das encomendas. Foi utilizada a base de dados OpenStreetMap para localização das coordenadas geográficas das residências e ruas, sendo que as rotas são definidas através de um algoritmo genético híbrido baseado no problema do caixeiro viajante e utilizando o algoritmo de Dijkstra para definir qual o caminho de custo mínimo dentre as vértices do problema. Neste trabalho também são descritas as etapas de elaboração, bem como os resultados obtidos de forma experimental. Ao final, conclui-se através deste trabalho que a utilização de algoritmos híbridos apresenta um grande potencial para a resolução de problemas de roteamento, incluindo aqueles nos quais são considerados o tipo de veículo a ser utilizado nas entregas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.985pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlgoritmoEvolutivoTecnologia.pdfDissertação2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.