Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Buso, Raphaella de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T16:39:35Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T16:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.citation | BUSO, Raphaella de Oliveiraa.O papel do professor no desenvolvimento da musicalidade sob a perspectiva histórico-cultural da Psicologia. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24986 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject | Histórico crítica | pt_BR |
dc.subject | Histórico cultural | pt_BR |
dc.subject | Projeto social | pt_BR |
dc.subject | Vigotski | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Orquestra Experimental Uberlândia | pt_BR |
dc.title | O papel do professor no desenvolvimento da musicalidade sob a perspectiva histórico-cultural da Psicologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alfonso, Sandra Mara | - |
dc.contributor.referee1 | Deus, José Soares | - |
dc.contributor.referee2 | Cintra, Celso Luiz de Araújo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca dar sentido ao papel do professor no desenvolvimento da musicalidade do aluno e refletir sobre as práticas educacionais no ensino coletivo de violino. Vivências pessoais, observações fundadas em um referencial teórico permitem inferir que, em sua grande maioria, as práticas educativas em música são tributárias de correntes tradicionais ou, quando inovadoras, dão ênfase na criatividade. Concorda-se, entretanto, com educadores musicais que entendem que tais práticas revelam concepções inatistas sobre a musicalidade. Considera-se que há perspectivas metodológicas com diferentes propostas, como a perspectiva histórico-cultural da psicologia, trazida para o âmbito da educação musical, e adotada, neste trabalho, em que se valoriza o caráter semiótico e social de aprendizagem do ser humano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PapelProfessorDesenvolvimento.pdf | TCC-PDF/A | 656.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License