Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBuso, Raphaella de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-29T16:39:35Z-
dc.date.available2019-04-29T16:39:35Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationBUSO, Raphaella de Oliveiraa.O papel do professor no desenvolvimento da musicalidade sob a perspectiva histórico-cultural da Psicologia. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24986-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectHistórico críticapt_BR
dc.subjectHistórico culturalpt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectOrquestra Experimental Uberlândiapt_BR
dc.titleO papel do professor no desenvolvimento da musicalidade sob a perspectiva histórico-cultural da Psicologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alfonso, Sandra Mara-
dc.contributor.referee1Deus, José Soares-
dc.contributor.referee2Cintra, Celso Luiz de Araújo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca dar sentido ao papel do professor no desenvolvimento da musicalidade do aluno e refletir sobre as práticas educacionais no ensino coletivo de violino. Vivências pessoais, observações fundadas em um referencial teórico permitem inferir que, em sua grande maioria, as práticas educativas em música são tributárias de correntes tradicionais ou, quando inovadoras, dão ênfase na criatividade. Concorda-se, entretanto, com educadores musicais que entendem que tais práticas revelam concepções inatistas sobre a musicalidade. Considera-se que há perspectivas metodológicas com diferentes propostas, como a perspectiva histórico-cultural da psicologia, trazida para o âmbito da educação musical, e adotada, neste trabalho, em que se valoriza o caráter semiótico e social de aprendizagem do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelProfessorDesenvolvimento.pdfTCC-PDF/A656.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons