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dc.creatorSouza, Gabriel Monteiro de-
dc.date.accessioned2019-04-12T13:05:16Z-
dc.date.available2019-04-12T13:05:16Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriel Monteiro de. Pedagogia da beleza em discursos publicitários na revista A Vida Moderna: São Paulo (1907-1926). 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.962.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24828-
dc.description.abstractThe present academic work aims to contribute, in a general way, with the studies which corelates press and education and, in a specific way, with those about the relation between non pedagogic press and the wing of the Education’s History. We assume the concept of education as a wide field on human’s experience, beyond instruction and schooling, which means that we must recognize the pluralism of pedagogic tools spreading culture. Our aim of study is the advertising aimed to female public, published on the magazine The Modern Life, from Sao Paulo, between 1907 and 1926. The problem that moves this research it is linked to the educative potentialities of advertisement. How can the advertisings, aimed to sell a product or a service, create, strength, and stimulate ideas, behaviour trends and beauty. Finally, how individuals are educated by advertisements. We defend, therefore the advertisements as a pedagogical instrument responsible for teaching and reinforcing values and behaviors, world vision and conceivings about the own person and the others. In our analysis, developed in light of the theoretical Cultural History and Bakthinians lenses fundaments, we consider the advertising one of the educational instruments responsible by a “beauty pedagogy”. We consider this research is justified by the theme choice not deeply explored by Historiography and also by the utilization of the advertising as a historical source to the women’s education history writing, another aspect also underdeveloped on the historical-educational studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectA Vida Modernapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectEducação históriapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectA Vida Moderna periódicopt_BR
dc.subjectAdvertisementspt_BR
dc.subjectEducation historypt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectThe Modern Lifept_BR
dc.titlePedagogia da beleza em discursos publicitários na revista A Vida Moderna: São Paulo (1907-1926)pt_BR
dc.title.alternativeBeauty pedagogy on advertisements discourses on the magazine The Modern Life: São Paulo (1907-1926)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8pt_BR
dc.contributor.referee1Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis-
dc.contributor.referee2Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8137810U8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa a contribuir, de maneira geral, com os estudos que relacionam imprensa e educação e, de forma específica, com os que se detêm sobre as relações entre a imprensa não pedagógica e o campo da História da Educação. Assumimos o conceito de educação como um amplo campo da experiência humana, para além da instrução e da escolarização, o que implica reconhecermos a pluralidade de instrumentos pedagógicos disseminados em meio à cultura. Nosso objeto de estudo é a publicidade voltada para o público feminino, veiculada na revista paulista A Vida Moderna entre os anos 1907 e 1926. O problema que move essa pesquisa diz respeito às potencialidades educativas da publicidade. De que maneira os anúncios publicitários, a fim de vender um produto ou serviço, formam, reforçam, estimulam ideias, noções de comportamento e beleza. De que modo, enfim, os sujeitos são educados pela publicidade. Defendemos, pois, a publicidade como um instrumento pedagógico responsável por ensinar e reforçar valores e comportamentos, visões de mundo e concepções acerca de si e do outro. Em nossa análise, efetivada à luz dos aportes teóricos oriundos da História Cultural e dos fundamentos da teoria da linguagem bakthiniana, consideramos a publicidade um dos instrumentos educativos responsáveis por uma “pedagogia da beleza”. Consideramos que esse trabalho se justifica, primeiramente, pela escolha do tema, ainda pouco explorado pela historiografia, e também pela utilização da publicidade como fonte histórica para a escrita da história da educação das mulheres, outro aspecto também subdesenvolvido no campo dos estudos histórico-educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration151pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.962pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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