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dc.creatorNeves, Leonardo Gomes-
dc.date.accessioned2019-03-13T18:35:06Z-
dc.date.available2019-03-13T18:35:06Z-
dc.date.issued2002-04-
dc.identifier.citationNEVES, Leonardo Gomes. Avaliação do programa de educação ambiental do zoológico do Parque do Sabiá, 2002. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24538-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZoológicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPré e pós-testept_BR
dc.subjectVisita orientadapt_BR
dc.titleAvaliação do programa de educação ambiental do zoológico do Parque do Sabiápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Denise Ferreira da-
dc.contributor.referee2Corrêa, Gilvane Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651283935219208pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO conceito biológico, de uns tempos para cá, tem mudado radicalmente. Não se concebe mais um zoológico como uma mera "vitrine de bichos", um zoológico moderno tem funções básicas a cumprir a saber: preservação, pesquisa, lazer e educação ambiental. Em 1977 a educação ambiental deixa de ter um caráter apenas local, e passa a agir globalmente. Este trabalho teve como objetivo avaliar se o zoológico do Parque do Sabiá é auto-educativo e se o programa de educação ambiental do mesmo é efetivo. O público alvo consistiu de 79 alunos da oitava série do ciclo avançado do ensino fundamental da Escola Municipal Ladário Teixeira, localizada na periferia de Uberlândia. os alunos estavam divididos em oitavas A,B e C e ficaram divididos assim no decorrer da pesquisa. Para definir a forma de participação de cada turma foi feito um sorteio. Sendo que a oitava A passou por uma visita não orientada no zoológico; a oitava B por uma visita orientada e a oitava C funcionou como grupo controle. Para avaliar mudanças quantitativas e qualitativas foram aplicados dois testes idênticos um antes da visita ao zoológico (pré-teste) e outro após a visita (pós-teste). Os resultados foram analisados e comparados. De acordo com os dados obtidos constatou-se que o zoológico do Parque do Sabiá não é auto-educativo, pois o grupo que passou pela visita não orientada não apresentou diferença significativa entre os testes (X²=2,02; gl=3; P<0,005). Já o programa de educação ambiental se mostrou efetivo, visto que o grupo que participou da visita orientada apresentou diferença significativa entre os dois testes (X²=14,16; gl=3; P<0,05), com um aumento das categorias satisfatória e aceitável e um declínio nas categorias não aceitável e não respondida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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