Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24538
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Leonardo Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T18:35:06Z | - |
dc.date.available | 2019-03-13T18:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2002-04 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Leonardo Gomes. Avaliação do programa de educação ambiental do zoológico do Parque do Sabiá, 2002. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24538 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Zoológico | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Pré e pós-teste | pt_BR |
dc.subject | Visita orientada | pt_BR |
dc.title | Avaliação do programa de educação ambiental do zoológico do Parque do Sabiá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454453778087200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Denise Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2 | Corrêa, Gilvane Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6651283935219208 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O conceito biológico, de uns tempos para cá, tem mudado radicalmente. Não se concebe mais um zoológico como uma mera "vitrine de bichos", um zoológico moderno tem funções básicas a cumprir a saber: preservação, pesquisa, lazer e educação ambiental. Em 1977 a educação ambiental deixa de ter um caráter apenas local, e passa a agir globalmente. Este trabalho teve como objetivo avaliar se o zoológico do Parque do Sabiá é auto-educativo e se o programa de educação ambiental do mesmo é efetivo. O público alvo consistiu de 79 alunos da oitava série do ciclo avançado do ensino fundamental da Escola Municipal Ladário Teixeira, localizada na periferia de Uberlândia. os alunos estavam divididos em oitavas A,B e C e ficaram divididos assim no decorrer da pesquisa. Para definir a forma de participação de cada turma foi feito um sorteio. Sendo que a oitava A passou por uma visita não orientada no zoológico; a oitava B por uma visita orientada e a oitava C funcionou como grupo controle. Para avaliar mudanças quantitativas e qualitativas foram aplicados dois testes idênticos um antes da visita ao zoológico (pré-teste) e outro após a visita (pós-teste). Os resultados foram analisados e comparados. De acordo com os dados obtidos constatou-se que o zoológico do Parque do Sabiá não é auto-educativo, pois o grupo que passou pela visita não orientada não apresentou diferença significativa entre os testes (X²=2,02; gl=3; P<0,005). Já o programa de educação ambiental se mostrou efetivo, visto que o grupo que participou da visita orientada apresentou diferença significativa entre os dois testes (X²=14,16; gl=3; P<0,05), com um aumento das categorias satisfatória e aceitável e um declínio nas categorias não aceitável e não respondida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoProgramaEducacao.pdf | 28.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.