Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Alex Medeiros de-
dc.date.accessioned2019-02-25T17:59:07Z-
dc.date.available2019-02-25T17:59:07Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alex Medeiros de. Coreografias didáticas e transmidiáticas em feiras escolares inovadoras. 2018. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.909.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24427-
dc.description.abstractIn this qualitative research of participant type, developed in the research line "Education in Sciences and Mathematics" of the Graduate Program in Brazilian Education from the Federal University of Uberlândia (UFU), we analyzed the trajectory of a student group on their experiences with the Internet of Things (IoT). For this group, IoT was the paradigm in building applications (apps) to control remotely, using some mobile device (tablet) with Android Operating System (OS), of four existing experiments - apps presented at the school fair in which they were studying. The research question was: how to make school fair a didactic choreography of technological innovation and convergence of media in basic education? The research took place at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro (IFTM). When determining the subjects of the research, my role as a professional investigator was established, having the role of the interested audience, considered "researcher", the student collective and the professor advisor, all of the school chosen as the scenario. We used participant observation and the constructions of recorded video reports, semi-structured interviews and blogs and discussion forums established in groups on social networks. We gave up on triangulation and interpretation of meanings, aiming to describe, analyze and interpret the collective trajectory of knowledge building in Science and Mathematics of this research team. Finally, we present the thesis that the Convergence Culture can make school fairs a didactic choreography of technological innovation and media convergence in basic education since the necessary conditions for this choreography are established and that the scenario is organized in order to enable learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectBrincadeiras aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectCoreografias didáticaspt_BR
dc.subjectFeiras escolarespt_BR
dc.subjectEducação transmídiapt_BR
dc.subjectEducação matemática participativapt_BR
dc.subjectInternet of thingspt_BR
dc.subjectDidactic choreographiespt_BR
dc.subjectSchool fairspt_BR
dc.subjectTransmedia educationpt_BR
dc.subjectParticipative mathematics educationpt_BR
dc.titleCoreografias didáticas e transmidiáticas em feiras escolares inovadoraspt_BR
dc.title.alternativeDidactic and transmigratory choreographies in innovative school fairspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.contributor.referee2Novais, Gercina Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025258161808593pt_BR
dc.contributor.referee3Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee4Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6030227446639080pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoNesta Pesquisa Qualitativa do tipo Participante, desenvolvida no contexto da linha de pesquisa “Educação em Ciências e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, analisamos a trajetória de um coletivo estudantil em suas vivências com a Internet das Coisas (IoT). Para esse coletivo, a IoT foi paradigma na construção de aplicativos (Apps) para o controle de forma remota, utilizando algum dispositivo móvel (tablet) com Sistema Operacional (S.O.) Android, de quatro experimentos, já existentes – Apps esses apresentados na Feira Escolar da escola em que estudavam. A questão relativa a esta pesquisa foi: Como fazer das Feiras Escolares uma coreografia didática de Inovação Tecnológica e Convergência das Mídias na Educação Básica? Escolhemos para o cenário o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Na determinação dos sujeitos da pesquisa, ficou estabelecido o meu papel de Investigador Profissional, tendo no papel de População Interessada, considerada “pesquisadora”, o coletivo estudantil e o Professor Orientador, todos da escola escolhida como cenário. Utilizamos a observação participante e as construções dos relatos registrados em vídeo, das entrevistas semiestruturadas e dos blogs e fóruns de discussões estabelecidos em grupos nas redes sociais. Lançamos mão da triangulação e da interpretação de sentidos, na tentativa de descrever, analisar e interpretar a trajetória coletiva de construção de saberes em Ciências e Matemática dessa equipe da pesquisa. Por fim, apresentamos a tese de que a Cultura da Convergência pode fazer das Feiras Escolares uma coreografia didática de inovação tecnológica e convergência das mídias na Educação Básica, desde que estabelecidas as condições necessárias para essa coreografia e que seja organizado o cenário de forma a efetivar a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration155pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.909pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CoreografiasDidaticasTransmidiaticasNova.pdfTese12.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.