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dc.creatorLopes, Sérgio de Faria-
dc.date.accessioned2019-02-20T13:40:15Z-
dc.date.available2019-02-20T13:40:15Z-
dc.date.issued2002-04-26-
dc.identifier.citationLOPES, Sérgio de Faria. Avaliação do camping Rio Claro para a implementação da atividade de observação de aves como um incremento a oferta turística local (Nova Ponte-MG), 2002. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24378-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvifaunapt_BR
dc.subjectTurismo alternativopt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.titleAvaliação do camping Rio Claro para a implementação da atividade de observação de aves como um incremento a oferta turística local (Nova Ponte-MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosselvelt José-
dc.contributor.referee1Marçal Júnior, Oswaldo-
dc.contributor.referee2Massochini, Leoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106113858621739pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA promoção do turismo no meio rural é considerada uma das oportunidades mais destacadas entre as diversas alternativas de diversificação produtiva. Na perspectiva desse turismo alternativo, a criação de nova modalidade, como a atividade de Observação de Aves, ressalta a importância da diversificação de opções de entretenimento para os turistas. O trabalho de campos foi realizado no período de julho a dezembro de 2001 no Camping Rio Claro (Nova Ponte - MG), entre os objetivos, realizamos levantamento da avifauna do entorno do camping e identificamos quais são as aves mais atrativas; realizamos um projeto piloto em finais de semana com os turistas do camping para avaliar a validade do incremento; identificamos e avaliamos o tipo de turismo e a clientela do Camping Rio Claro. O estudo foi dividido em três etapas, sendo que a primeira consistiu em um levantamento da avifauna no entorno do camping. Para este estudo foi usado o método qualitativo por trilha, sendo feito um transecto preliminar que compreendia quatro áreas definidas: 1-mata, 2-pomar, 3-camping e 4-entrada. A segunda etapa pode ser subdividida em três momentos: primeiro, foi elaborado um questionário contendo perguntas referentes a ecologia, comportamento, nomenclatura e biologia das aves - pré-teste. No segundo, foi apresentada uma palestra didático-pedagógica relacionada com as aves. Foram utilizados dispositivos (slides) de algumas aves típicas do Cerrado, peças taxidermizadas, bem como uma orientação a respeito da atividade de Observação de aves. No terceiro e último momento foi realizada uma saída de campo com os turistas, para que desenvolvessem a atividade programada. Neste momento também foi distribuído o pós-teste. A última etapa foi representada por uma avaliação do Camping através de questionários distribuídos aos turistas e por observações participativas e empíricas. No levantamento foram encontradas 12 ordens, 29 famílias e 76 espécies de aves. Foi feita uma divisão do levantamento da avifauna por guildas alimentares e pontos onde foram observadas, encontrando 31 espécies de aves insetívoras, 06 frugívoras, 04 carnívoras, 08 granívoras, 03 nectarívoras, 24 onívoras e 01 detritívora. O maior percentual de aves insetívoras se deveu particularmente ao nível de alteração das áreas pesquisadas, já que nessas condições espera-se encontrar uma maior proporção de aves insetívoras. A respeito das respostas do pré-teste os entrevistados apresentaram um bom conhecimento sobre as aves. Comentaram sobre a diversidade, a alimentação, a importância e aspectos da biologia das aves. A atividade de Observação de Aves teve uma boa aceitação entre os turistas; discussões realizadas após a atividade, quando da entrega do pós-teste, reforçou o conhecimento adquirido. Foram relacionadas dez espécies de aves que mais seduziram os turistas, seja pela sua beleza ou pelo seu comportamento. O público do Camping é formado por jovens com a idade média 26 anos, sendo em sua maioria estudantes ou autônomos; este público não se adapta ao perfil de um observador de aves. De acordo com as respostas dos questionários, os turistas que frequentam o Camping Rio Claro também não se enquadram no perfil de um ecoturista. Conclui-se que o grupo pesquisado apresentou um nível de interesse e satisfação apurado, apesar de não se enquadrar no perfil de observador de aves. As aves determinadas como mais atrativas pelos turistas, juntamente com os recursos naturais, poderiam definir e priorizar um produto turístico para o Camping Rio Claro, o qual apresenta características de um não-lugar, disfarça a sua identidade natural e desperdiça imenso potencial de sua propriedade, principalmente o da avifauna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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