Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Paulo Henrique dos-
dc.date.accessioned2019-02-14T17:45:08Z-
dc.date.available2019-02-14T17:45:08Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Henrique dos. Análise do conforto acústico e lumínico de salas de aula do Campus Santa Mônica - UFU: estudo de caso. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1149pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24317-
dc.description.abstractThe environmental comfort has gained increasing relevance in civil construction projects, consequently is increasing the need to meet the requirements of individuals in various types of construction. Given this reality comes the purpose of this study the objective of analyzing the acoustic comfort and luminous classrooms Campus Santa Monica, Federal University of Uberlândia - UFU in order to support technically new projects to classrooms. The significance of this becomes even more relevant considering that this University has begun construction of a new campus with capacity to be installed for 15,000 students. Were carried out technical studies as the absorption capacity and the reverberation time of the selected classes, addition measurements were made in loco as the illuminance, natural and artificial, rooms to assess the luminous comfort of the environment. For these studies were used computational tools and measurement equipment such as digital light meter and measuring tape to measure and survey data to carry out the work. The results obtained in this study six blocks of classrooms 3Q and 5O campus Santa Monica were compared with normative parameters of ANSI S12.60: 2010 and ABNT NBR 5413: 1992 in order to verify that the rooms had minimum conditions for teaching and learning activities. The results show that the rooms studied partially meet the regulatory requirements. Therefore, it is necessary to implement corrective measures to adapt the rooms evaluated so that students and teachers are not hindered in carrying out their tasks.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.subjectAcoustic comfortpt_BR
dc.subjectReverberaçãopt_BR
dc.subjectReverbpt_BR
dc.subjectConforto lumínicopt_BR
dc.subjectLuminous comfortpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAcústica arquitetônicapt_BR
dc.subjectIluminação elétricapt_BR
dc.titleAnálise do conforto acústico e lumínico de salas de aula do campus Santa Mônica - UFU: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of acoustic comfort and luminic classrooms Campus Santa Monica - UFU: case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza Júnior, Dogmar Antonio de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5353545701328564pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antonio Carlos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482358348610366pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Mariela Cristina Ayres de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5524921454744251pt_BR
dc.contributor.referee2Peruzzi, Antônio de Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7291885186796720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172872683995380pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO conforto ambiental tem ganhado cada vez mais relevância nos projetos de construção civil, consequentemente é cada vez maior a necessidade de atender as exigências dos indivíduos nos mais diversos tipos de construção. Diante desta realidade surge a proposta deste trabalho cujo objetivo é analisar o conforto acústico e lumínico de salas de aula do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia – UFU a fim de subsidiar tecnicamente novos projetos destinados a salas de aula. A importância deste trabalho torna-se ainda mais relevante considerando que esta Universidade iniciou a construção de um novo Campus com capacidade a ser instalada para 15.000 alunos. Foram realizados estudos técnicos quanto a capacidade de absorção e o tempo de reverberação das salas de aula escolhidas, além disto foram feitas medições in loco quanto a iluminância, natural e artificial, das salas a fim de avaliar o conforto lumínico do ambiente. Para a realização destes estudos foram utilizadas ferramentas computacionais, e equipamentos de medição como luxímetro e trena digital para medição e levantamento de dados para realização do trabalho. Os resultados obtidos nas análises de seis salas de aula dos blocos 3Q e 5O do campus Santa Mônica foram comparados com os parâmetros normativos das normas ANSI S12.60:2010 e ABNT NBR 5413:1992, a fim de verificar se as salas apresentavam condições mínimas para as atividades de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que as salas estudadas atendem parcialmente as exigências normativas. Sendo assim, faz-se necessário a implementação de medidas corretivas para adequar as salas avaliadas para que discentes e docentes não sejam prejudicados na execução de suas tarefas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::INSTALACOES PREDIAISpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1149pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConfortoAcústico.pdfDissertação Paulo Henrique dos Santos8.44 MBAdobe PDF/AView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons