Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24306Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Thayse Lucas Guedes | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-13T16:56:16Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-13T16:56:16Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Thayse Lucas Guedes de. Riscos e hibiscos na criação cênica da Cia. Teatro de Riscos: Ribeirão Preto/SP. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1364 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24306 | - |
| dc.description.abstract | This research reports the main creative processes of Teatro de Riscos Company, from the city of Ribeirão Preto / SP, to culminate in their most recent production: OFÉLIA / Hamlet rock \ MACHINE (2016). In each presented process, I describe and analyze the staging with different criteria which, together, contributed to the language construction of the group. In O Horácio (2010), for example, the chosen vector is related to the study of narrative theater as well as the physical experiment on stage from the text of Heiner Müller. In the second montage – Tentativas contra a vida d’Ella (2012), I work with the experience of images and simultaneity, criticizing consumption and programmed obsolescence. In Quereres (2012), I try to deepen myself into the urban intervention research and actor’s performative state. In Quem nunca viu o mar? (2013), I highlight the experimentation of collective directing. Yet, in OFELIA / Hamlet rock \ MACHINE, I establish a conversation about collectivity and nudity from fragments of Hamletmachine by Heiner Müller. As a theoretical basis, I use notes on theater politics, Hans - Thies Lehmann's point of view on Political Writing in Theatrical Text (2009) and The Post - Drama Theater (2007) and the collaborative process through the creation of stage dramaturgy according to Antônio Araújo (2008), among others. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Processos criativos | pt_BR |
| dc.subject | Creative processes | pt_BR |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Nudez | pt_BR |
| dc.subject | Nudity | pt_BR |
| dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
| dc.subject | Performing arts | pt_BR |
| dc.subject | Criação na arte | pt_BR |
| dc.subject | Creation in art | pt_BR |
| dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
| dc.subject | Performance (Art) | pt_BR |
| dc.title | Riscos e hibiscos na criação cênica da Cia. Teatro de Riscos: Ribeirão Preto/SP | pt_BR |
| dc.title.alternative | Risks and scribbles in the scenic creation of "Cia. Teatro de Riscos": Ribeirão Preto/SP | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920060266348913 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Dirce Helena Benevides | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912456509075556 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Martha de Mello | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1477601900273409 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7158799071001348 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho relata os principais processos criativos da Cia. Teatro de Riscos, da cidade de Ribeirão Preto/SP, até culminar na mais recente produção: OFÉLIA/Hamlet rock\MACHINE (2016). Em cada processo apresentado, descrevo e analiso a montagem com critérios diferentes que, juntos, contribuíram para a construção da linguagem do grupo. Em O Horácio (2010), por exemplo, o vetor escolhido está relacionado ao estudo do teatro narrativo e ao experimento físico em cena a partir do texto de Heiner Müller. Na segunda montagem - Tentativas Contra a Vida d’Ella (2012,) trabalho com a vivência de imagens e de simultaneidade, fazendo uma crítica ao consumo e à obsolência programada. Em Quereres (2012), procuro aprofundar-me na pesquisa da intervenção urbana e do estado performativo do ator. Em Quem Nunca viu o mar? (2013), destaco a experimentação da direção coletiva. Já em OFÉLIA/Hamlet rock\MACHINHE, estabeleço uma conversa entre coletividade e nudez a partir de fragmentos obra Hamlet Machine, de Heiner Müller. Como base teórica, utilizo apontamentos sobre a política no teatro, no ponto de vista de Hans – Thies Lehmann, Escritura Política no Texto Teatral (2009) e O Teatro Pós-Dramático (2007) e o processo colaborativo na criação da dramaturgia cênica, de acordo com Antônio Araújo (2008), entre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 120 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1364 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RiscosHibiscosCriação.pdf | Dissertação ou Tese | 4.3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
