Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24306
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Thayse Lucas Guedes-
dc.date.accessioned2019-02-13T16:56:16Z-
dc.date.available2019-02-13T16:56:16Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Thayse Lucas Guedes de. Riscos e hibiscos na criação cênica da Cia. Teatro de Riscos: Ribeirão Preto/SP. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1364pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24306-
dc.description.abstractThis research reports the main creative processes of Teatro de Riscos Company, from the city of Ribeirão Preto / SP, to culminate in their most recent production: OFÉLIA / Hamlet rock \ MACHINE (2016). In each presented process, I describe and analyze the staging with different criteria which, together, contributed to the language construction of the group. In O Horácio (2010), for example, the chosen vector is related to the study of narrative theater as well as the physical experiment on stage from the text of Heiner Müller. In the second montage – Tentativas contra a vida d’Ella (2012), I work with the experience of images and simultaneity, criticizing consumption and programmed obsolescence. In Quereres (2012), I try to deepen myself into the urban intervention research and actor’s performative state. In Quem nunca viu o mar? (2013), I highlight the experimentation of collective directing. Yet, in OFELIA / Hamlet rock \ MACHINE, I establish a conversation about collectivity and nudity from fragments of Hamletmachine by Heiner Müller. As a theoretical basis, I use notes on theater politics, Hans - Thies Lehmann's point of view on Political Writing in Theatrical Text (2009) and The Post - Drama Theater (2007) and the collaborative process through the creation of stage dramaturgy according to Antônio Araújo (2008), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectCreative processespt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectNuditypt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectCreation in artpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectPerformance (Art)pt_BR
dc.titleRiscos e hibiscos na criação cênica da Cia. Teatro de Riscos: Ribeirão Preto/SPpt_BR
dc.title.alternativeRisks and scribbles in the scenic creation of "Cia. Teatro de Riscos": Ribeirão Preto/SPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920060266348913pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Dirce Helena Benevides-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Martha de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1477601900273409pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158799071001348pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho relata os principais processos criativos da Cia. Teatro de Riscos, da cidade de Ribeirão Preto/SP, até culminar na mais recente produção: OFÉLIA/Hamlet rock\MACHINE (2016). Em cada processo apresentado, descrevo e analiso a montagem com critérios diferentes que, juntos, contribuíram para a construção da linguagem do grupo. Em O Horácio (2010), por exemplo, o vetor escolhido está relacionado ao estudo do teatro narrativo e ao experimento físico em cena a partir do texto de Heiner Müller. Na segunda montagem - Tentativas Contra a Vida d’Ella (2012,) trabalho com a vivência de imagens e de simultaneidade, fazendo uma crítica ao consumo e à obsolência programada. Em Quereres (2012), procuro aprofundar-me na pesquisa da intervenção urbana e do estado performativo do ator. Em Quem Nunca viu o mar? (2013), destaco a experimentação da direção coletiva. Já em OFÉLIA/Hamlet rock\MACHINHE, estabeleço uma conversa entre coletividade e nudez a partir de fragmentos obra Hamlet Machine, de Heiner Müller. Como base teórica, utilizo apontamentos sobre a política no teatro, no ponto de vista de Hans – Thies Lehmann, Escritura Política no Texto Teatral (2009) e O Teatro Pós-Dramático (2007) e o processo colaborativo na criação da dramaturgia cênica, de acordo com Antônio Araújo (2008), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1364pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RiscosHibiscosCriação.pdfDissertação ou Tese4.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.