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dc.creatorMarques, Natália Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-11T11:30:36Z-
dc.date.available2019-02-11T11:30:36Z-
dc.date.issued2018-03-20-
dc.identifier.citationMARQUES, Natália Pereira. A deficiência visual e a aprendizagem da Química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteis. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24246-
dc.description.abstractThe inclusion of students with visual impairment in regular education is a topic that has been widely discussed and studied today. People with visual impairment have the right to be active subjects in society and perform their activities without any loss due to their specificity. Thus, the school environment can and should be a space where the student can exercise this right. For this to happen, it is necessary that the school and the professionals who work in it be able to attend these students, so that they will have the same opportunities to learn as the other students. However, when it comes to the teaching of chemistry, as analyzed in our research, it is noted that teachers feel insecure to teach for these students, even on account of insufficient initial training in the field of special education. With this, it is up to the educators to seek new knowledge, in order to minimize these difficulties. One of the objectives of this research is the production of tactile materials that help Chemistry teachers to reflect on certain concepts, making them more meaningful for students with visual impairment. The results obtained with the elaboration of the educational product show that teachers should seek continuous training to feel more secure in order to make their classes more inclusive, developing greater competence to take into account the specificities of their students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching of chemistrypt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEletronegatividadept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectVisual deficiencypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectElectronegativitypt_BR
dc.subjectTeaching materialpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt_BR
dc.subjectMaterial didático - Químicapt_BR
dc.titleA deficiência visual e a aprendizagem da química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteispt_BR
dc.title.alternativeVisual impairment and the learning of chemistry: reflections during the planning and elaboration of tactile didactic materialspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Epoglou, Alexandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377284685257367pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Dayane Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241882547661856pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular é um tema que tem sido bastante discutido e estudado atualmente. As pessoas com deficiência visual possuem o direito de serem sujeitos ativos na sociedade e desempenharem suas atividades sem nenhum prejuízo por conta de sua especificidade. Assim, o ambiente escolar pode e deve ser um espaço onde o aluno tenha condições de exercer esse direito. Para que isso se concretize, é necessário que a escola e os profissionais que nela atuam estejam aptos para atender esses alunos, de modo que venham a ter as mesmas oportunidades de aprender que os demais alunos. No entanto, quando se trata do ensino de Química, conforme analisado em nossa investigação, nota-se que os professores se sentem inseguros para lecionar para esses alunos, inclusive por conta da insuficiente formação inicial no âmbito da educação especial. Com isso, cabe aos educadores buscarem novos conhecimentos, de modo a minimizarem essas dificuldades. Um dos objetivos desta pesquisa é a produção de materiais táteis que auxiliem os professores de Química a refletir sobre determinados conceitos, tornando-os mais significativos para os alunos com deficiência visual. Os resultados alcançados com a elaboração do produto educacional, mostram que os professores devem buscar formação continuada para se sentirem mais seguros a fim de tornarem suas aulas mais inclusivas, desenvolvendo maior competência para levar em conta as especificidades de seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.597pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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