Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24217
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maronhas, Otávio José Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T13:51:07Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T13:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | MARONHAS, Otávio José Sousa. Estimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24217 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Poluentes | pt_BR |
dc.subject | Sunstentabilidade | pt_BR |
dc.subject | UFU | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.title | Estimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carbone, Samara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5664995843058837 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonzaga, Eunir Augusto Reis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8999486450017521 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franciscon, Emanuele | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4335035032926562 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4639342123842698 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo quantificar a emissão de poluentes anualmente de automóveis e ônibus para atmosfera no trajeto entre os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Uberlândia, focando nos poluentes CO, CO2 e NOx. Foi utilizada a metodologia do software BR.evê, que calcula os poluentes emitidos em linha, ou seja em rodovias e ruas de forma simplificada. Foram estudados dois trechos de deslocamento: campus Santa Mônica-Umuarama e campus Santa Mônica-Glória. Os resultados obtidos deixam claro que os automóveis são os responsáveis pela maior emissão de poluentes em ambos os trechos. No total, veículos leves e pesados são responsáveis por emitir 12 toneladas por ano de poluentes para a atmosfera. Estes resultados sugerem que a implantação do sistema de bicicleta compartilhada é viável ambientalmente, socialmente e diminuiria a emissão de poluentes para a atmosfera. Logo conclui-se que um sistema combinado de ônibus e bicicletas como meio alternativo de locomoção contribuiria para reduzir a emissão e melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica da UFU, servindo de exemplo para outras Universidades da região do Triângulo Mineiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstimativaPoluentesTransporte.pdf | TCC | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.