Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaronhas, Otávio José Sousa-
dc.date.accessioned2019-02-07T13:51:07Z-
dc.date.available2019-02-07T13:51:07Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationMARONHAS, Otávio José Sousa. Estimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24217-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectPoluentespt_BR
dc.subjectSunstentabilidadept_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleEstimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carbone, Samara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664995843058837pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Eunir Augusto Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8999486450017521pt_BR
dc.contributor.referee2Franciscon, Emanuele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335035032926562pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639342123842698pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo quantificar a emissão de poluentes anualmente de automóveis e ônibus para atmosfera no trajeto entre os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Uberlândia, focando nos poluentes CO, CO2 e NOx. Foi utilizada a metodologia do software BR.evê, que calcula os poluentes emitidos em linha, ou seja em rodovias e ruas de forma simplificada. Foram estudados dois trechos de deslocamento: campus Santa Mônica-Umuarama e campus Santa Mônica-Glória. Os resultados obtidos deixam claro que os automóveis são os responsáveis pela maior emissão de poluentes em ambos os trechos. No total, veículos leves e pesados são responsáveis por emitir 12 toneladas por ano de poluentes para a atmosfera. Estes resultados sugerem que a implantação do sistema de bicicleta compartilhada é viável ambientalmente, socialmente e diminuiria a emissão de poluentes para a atmosfera. Logo conclui-se que um sistema combinado de ônibus e bicicletas como meio alternativo de locomoção contribuiria para reduzir a emissão e melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica da UFU, servindo de exemplo para outras Universidades da região do Triângulo Mineiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Ambientalpt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstimativaPoluentesTransporte.pdfTCC1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.