Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24129
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorHerrera, João Henrique Fernandes-
dc.date.accessioned2019-01-30T16:50:38Z-
dc.date.available2019-01-30T16:50:38Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationHERRERA, João Henrique Fernandes. O contrabaixo elétrico como instrumento harmônico na visão do músico Sérgio Pereira. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24129-
dc.description.abstractThis work has as main objective to carry out a stylistic study of the musician Sérgio Pereira. I start showing the main characteristics of the electric bass, addressing its functions as an accompanying instrument and the creation of melodic lines. Then I look at the unusual way of playing it, as a harmonious role. In focus, the work of musician Sérgio Pereira, who uses the instrument in the foreground, filling spaces so that the listener does not miss an electric guitar, acoustic guitar or piano in an arrangement. The musician develops this technique recorded on a CD and DVD entitled Baixo e Voz Ao Vivo, in which only the instrument accompanies the voice. I will analyze the harmony and the line of the bass in two versions of the song Sapato Velho, being one of them the recording of the group Roupa Nova, of 1981, and the other of Sérgio Pereira in the Duo Baixo e Voz, of 2012.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContrabaixo elétricopt_BR
dc.subjectSérgio Pereirapt_BR
dc.subjectDuo Baixopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectHarmonia no contrabaixopt_BR
dc.subjectSapato Velhopt_BR
dc.subjectElectric basspt_BR
dc.subjectHarmony on electric basspt_BR
dc.titleO contrabaixo elétrico como instrumento harmônico na visão do músico Sérgio Pereirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, André Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640395027024026pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165929987639055pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo estilístico do músico Sérgio Pereira. Inicio mostrando as características principais do contrabaixo elétrico, abordando suas funções de instrumento acompanhador e de criação de linhas melódicas. Em seguida, apresento um olhar sobre a forma inabitual de tocar, exercendo um papel harmônico. Em foco, o trabalho do músico Sérgio Pereira, que faz uso do instrumento em primeiro plano, preenchendo espaços de modo que o ouvinte não sinta falta de uma guitarra, violão ou piano em um arranjo. O músico desenvolve essa técnica registrada em um CD e DVD intitulado Baixo e Voz Ao Vivo, no qual somente o instrumento acompanha a voz. Irei analisar a harmonia e a linha do contrabaixo em duas versões da música Sapato Velho, sendo uma delas a gravação do grupo Roupa Nova, de 1981, e a outra de Sérgio Pereira no Duo Baixo e Voz, de 2012.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContrabaixoElétricoInstrumento.pdf3.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.