Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Bruna Alves de-
dc.date.accessioned2019-01-30T11:47:54Z-
dc.date.available2019-01-30T11:47:54Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.citationARAUJO, Bruna Alves de. Nara, Gal e Elis: uma análise interpretativa durante os anos de censura. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24117-
dc.description.abstractThe present work was developed aiming to comprehend if the censorship applied to the artists, implemented in the military dictatorship, fomented musical interpretations as a resistance method in the works of the singers Nara Leão, Gal Costa and Elis Regina, focus of this research. Further on, we fetch to identify converging points between those three singers that would possible characterize the expression of a political-ideological behave against the military dictatorship occurred in Brazil during the years of 1964-1985. Trough the analysis of videos, audios, disk covers, thesis, essays and articles, the research fetch common elements for the framing of the interpretation of songs of protest, and how these elements were used on the performances, that aimed to denounce the citizens situation, as well as the Brazilian’s artist.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNara Leãopt_BR
dc.subjectGal Costapt_BR
dc.subjectElis Reginapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectRegime Militarpt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectMilitary dictatorshippt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.titleNara, Gal e Elis: uma análise interpretativa durante os anos de censurapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Poliana de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7262117058578959pt_BR
dc.contributor.referee2Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4382365382421447pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender se a censura aos artistas, implementada no regime militar, fomentou interpretações musicais como meio de resistência no trabalho das cantoras Nara Leão, Gal Costa e Elis Regina, foco desta pesquisa. Além disso, buscamos identificar pontos em comum entre as três intérpretes e parâmetros musicais e escolhas interpretativas utilizadas por essas três cantoras que caracterizariam a expressão de tal posicionamento político-ideológico contra a ditadura militar, ocorrida no Brasil durante os anos de 1964-1985. Por meio de análises de vídeos, áudios, capas de discos, teses, dissertações a artigos, a pesquisa buscou elementos em comum para a construção da interpretação das canções de protesto, e como esses elementos foram usados nessas performances, que visavam denunciar a situação da população, bem como do artista brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NaraGalElis.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.