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dc.creatorGracie, Ranna Botelho-
dc.date.accessioned2019-01-23T12:10:53Z-
dc.date.available2019-01-23T12:10:53Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationGRACIE, Ranna Botelho. Fatores Motivadores Da Prática De Jiu-Jítsu: Um estudo comparativo entre academia. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24034-
dc.description.abstractThe comprehension of motivational influences in the practice of physical activity, as the jiu-jitsu, is very important, for both practitioners, who can gain a better perspective of themselves, as well as the teachers / masters, who can adopt the best practices in the academies to satisfy their students. The aim of the study is to identify the motivations that influence jiu-jitsu practice in three different groups of academies (Gracie Humaitá head office academy, Gracie Humaitá Academies franchises and other jiu-jitsu academies). Through a descriptive and exploratory cross-sectional study, questionnaires were applied with the students of these types of academies, being the instrument of data collection based on IMPRAF-126 (BASRBOSA; BALBINOTTI, 2006). For the analysis of the data, the content analysis technique was used for open response questions and for quantitative interpretations, were used descriptive statistics. The unit of study is composed of 432 jiu-jitsu practitioners of both sexes and resident in different Brazilian states. Among the results of this study, it is evident that the most relevant motivational aspect was the “pleasure”, followed by the “health” dimension. The most valued attributes of a academy are the teachers/masters, the pleasant environment, the methodology/technique, values/mission of the academy and the social relation in the academy. The study also made it possible to compare the three types of academies. It is understood that the results contribute to marketing theory by identifying the main motivational factors related to a specific type of consumption – jiu-jitsu – and also contributes to have more information about your target audience, so they can be more prepared to conduct their goals in a more satisfactory way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectAcademiapt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectJiu-jítsupt_BR
dc.titleFatores motivadores da prática de Jiu-Jítsu: Um estudo comparativo entre academias.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Élcio Eduardo de Paula-
dc.contributor.referee2Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272901572164489pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA compreensão das influencias motivacionais na prática de uma atividade física, como o jiu-jítsu, é de grande relevância, tanto para os alunos, que conseguem ter uma melhor perspectiva sobre si mesmos, quanto para os professores/mestres, que podem adotar as melhores práticas nas academias para satisfazer os seus alunos. Este estudo procurou identificar as motivações que influenciam a prática de jiu-jítsu em três diferentes grupos de academias (academia Gracie Humaitá matriz, franquias da academia Gracie Humaitá e demais academias de jiu-jítsu). Por meio de um estudo transversal descritivo e exploratório, aplicou-se questionários com os alunos desses tipos de academias, sendo o instrumento de coleta de dados baseado no IMPRAF-126 (BARBOSA; BALBINOTTI, 2006). Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para as questões abertas, nas interpretações quantitativas utilizou-se estatística descritiva. A unidade de estudo é composta por 432 praticantes de jiu-jítsu de ambos os sexos e residentes em diferentes estados brasileiros. Dentre os resultados deste estudo, evidencia-se que o aspecto motivacional mais relevante foi o de prazer, seguido pela dimensão saúde. Os atributos de uma academia mais valorizados são os professores/mestres, o ambiente agradável, a metodologia/técnica, valores/missão da academia e a relação social na academia. O estudo também possibilitou realizar uma comparação entre os três tipos de academias. Entende-se que os resultados contribuem com a teoria de marketing ao identificar os principais fatores motivacionais relacionados a um tipo de consumo específico – jiu-jítsu – e também contribui para o campo prático, ao possibilitar que os gestores de academias dessa arte marcial tenham mais informações sobre seu público-alvo, podendo assim, estar mais preparado para conduzir seus objetivos de uma forma mais satisfatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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