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dc.creatorCarvalho, André Rezende Dessimoni-
dc.date.accessioned2019-01-22T13:21:06Z-
dc.date.available2019-01-22T13:21:06Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationCarvalho, André Rezende Dessimoni. Implementação de uma plataforma para análises aerodinâmicas não lineares de aeronaves de geometrias complexas em regime subsônico. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24008-
dc.description.abstractThe present work expose the methodolgy used in the development of the aerodynamic module of a preliminary aeronautical project platform for subsonic aircraft of arbitrary geometry. The mathematical modeling, their simplifications, and the numerical methodology used in the implementation are detailed. The aerodynamic modulus is based on potential flow theory, being able to quickly simulate sets of arbitrary lifting surfaces in asymmetrical regime, close to the stall by means of the Vortex Lattice method with viscous corrections. Different types of wake modeling and mesh are implemented. The results are confronted with cases present in the literature, for different flight regimes and different geometric configurations, showing good agreement. Due to the low computational cost of the code and its flexibility in the creation of geometries, it proved suitable for optimization routines,as well as for the incorporation in algorithms of flight mechanics, performance and aeroelastic loads.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectProjeto Preliminar de Aeronavespt_BR
dc.subjectPreliminary aeronautical projectpt_BR
dc.subjectMétodos de Escoamento Potencialpt_BR
dc.subjectPotential Flow Methodpt_BR
dc.titleImplementação de uma plataforma para análises aerodinâmicas não lineares de aeronaves de geometrias complexas em regime subsônico.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859338195145281pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476570541028392pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta as metodologias empregadas para o desenvolvimento do módulo aerodinâmico de uma plataforma de projeto aeronáutico preliminar para aeronaves subsônicas de geometria arbitrária. São expostas a modelagem matemática, suas simplificações, e a metodologia numérica utilizada em suas implementações. O módulo aerodinâmico é baseado na teoria de escoamento potencial, sendo capaz de simular rapidamente conjuntos de superfícies sustentadoras de geometria arbitrária, em regime assimétrico, inclusive próximo à região de estol por meio do método Vortex Lattice com correções viscosas. São implementados diferentes tipos de esteira e de malha. Os resultados são confrontados com casos presentes na literatura, para diferentes regimes de voo e diferentes configurações geométricas, apresentando boa concordância. Devido ao baixo custo computacional do código e sua flexibilidade na criação de geometrias, este se mostrou adequado para rotinas de otimizações, bem como para a incorporação em algoritmos de mecânica do voo, desempenho e cargas aeroelásticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
dc.orcid.putcode98928061-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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