Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Rafaela Karina da-
dc.date.accessioned2019-01-15T18:45:46Z-
dc.date.available2019-01-15T18:45:46Z-
dc.date.issued2018-12-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Karina. Metodologias de avaliação no curso de ciências contábeis: Uma abordagem sob a perspectiva docente. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23878-
dc.description.abstractIn this study with a qualitative approach was applied to the evaluation methods used in the course of Accounting Sciences of the Faculty of Administration, Accounting Sciences, Production Engineering and Social Service of the Federal University of Uberlândia (FACES-UFU), at the Pontal campus, from intentionality and temporality declared by teachers. As for the technical procedures, it is an ex post-facto research that used as a technique for data collection the documentary analysis of teaching plans and interviews with semi-structured script, applied to teachers. The Content Analysis technique was used to discuss the results, from the construction of three categories of analysis: (a) evaluation instruments used; (c) timing of the use of evaluation tools; and (d) intentionality of the use of evaluation tools. It was verified that the tests and exercises that teachers declare to use in accordance with the strategies used in their practices predominate as evaluation instruments, being the main the expository classes, debates and discussions, besides the application of exercises. There was a divergence between the instruments defined in the teaching plans and the instruments that the teachers effectively declared to use. Regarding the categories temporality and intentionality of the use of the evaluation instruments, it was confirmed that the exercises are applied during the discussion of contents and units foreseen in the menus of the disciplines. The tests are used after unit closure, mainly characterizing the summative modality of the evaluation. It was also confirmed that exercises and tests are applied after discussion of some specific contents with the purpose of detecting deficiencies in the teaching-learning process as determined by formative evaluation, but in their discourses there is no evidence of actions to correct such deficiencies. No teacher uses the diagnostic evaluation modality.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModalidades de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluation methodspt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino e instrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectTeaching strategies and evaluation toolspt_BR
dc.subjectTemporalidade e intencionalidadept_BR
dc.subjectTemporality and intentionalitypt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.titleMetodologias de avaliação no curso de ciências contábeis: Uma abordagem sob a perspectiva docente.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation methodologies in the course of accounting sciences: An approach from the teaching perspective.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Marcus Sérgio Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDescreveu-se neste estudo com abordagem qualitativa as modalidades de avaliação usadas no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (FACES-UFU), no campus Pontal, a partir da intencionalidade e temporalidade declaradas pelos docentes. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa ex post-facto que usou como técnica para coleta de dados a análise documental de planos de ensino e entrevistas com roteiro semiestruturado, aplicadas aos docentes. A técnica de Análise de Conteúdo foi usada para discussão dos resultados, a partir da construção de três categorias de análise: (a) instrumentos de avaliação utilizados; (c) temporalidade do uso dos instrumentos de avaliação; e (d) intencionalidade do uso dos instrumentos de avaliação. Constatou-se que predominam como instrumentos de avaliação, as provas e exercícios, que os/as docentes declaram utilizar em conformidade com as estratégias utilizadas em suas práticas, sendo as principais as aulas expositivas, debates e discussões, além de aplicação de exercícios. Confirmou-se divergência entre os instrumentos definidos nos nos planos de ensino e os instrumentos que os docentes efetivamente declararam usar. Quanto às categorias temporalidade e intencionalidade do uso dos instrumentos de avaliação confirmou-se que os exercícios são aplicados ao longo da discussão de conteúdos e unidades previstas nas ementas das disciplinas. As provas são usadas após no encerramento de unidades, caracterizando principalmente a modalidade somativa da avaliação. Confirmou-se, ainda, que exercícios e provas são aplicados após discussão de alguns conteúdos específicos com a finalidade de detectar deficiências no processo de ensino-aprendizagem como determina a avaliação formativa, porém em seus discursos não há indícios de ações para correção de tais deficiências. Nenhum docente usa a modalidade de avaliação diagnóstica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiasAvaliacaoCurso.pdfTCC584.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.