Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Débora-
dc.date.accessioned2019-01-15T17:35:12Z-
dc.date.available2019-01-15T17:35:12Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.citationRESENDE, Débora. No campo da moda: Uma roupagem hierárquica. 2018. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23867-
dc.description.abstractThis research, conducted in the sector of a telecommunications company in the city of Uberlândia, MG, addresses the phenomenon of fashion and probed the attitude of employees and their behavior about this social phenomenon. The research was made feasible thanks to the insertion of the researcher in the said field (being a company employee) and the daily work led her to inquire whether there would be a relationship between clothing and the hierarchical position of individuals in the sphere of work. The goal was to know how fashion operates in the division of hierarchies and what their mechanisms. To that end, Pierre Bourdieu's conception of the "field" was associated with the application of questionnaires to the employees to measure their attitudes in the dispute for hierarchical position and hegemony mediated by fashion. It was found by the results of empirical research that there is a field of symbolic relations mediated by fashion and its signs, such as the brand, which reflects the power relations of the sphere of work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectFenômeno socialpt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectHierárquiapt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.titleNo campo da moda: Uma roupagem hierárquicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cristiane Aparecida Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768793E3pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Márcio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763484A1pt_BR
dc.contributor.referee2Abdala, Mônica Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782210D1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8136592A1pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, realizada no setor de uma empresa de telecomunicações no município de Uberlândia, MG, aborda o fenômeno da moda e sondou a atitude dos funcionários e seu comportamento acerca desse fenômeno social. A pesquisa se viabilizou graças à inserção da pesquisadora no referido campo (por ser funcionária da empresa) e o cotidiano do trabalho levou-a a indagar se haveria relação entre o vestuário e a posição hierárquica dos indivíduos na esfera do trabalho. Desejou-se saber de que forma a moda opera na divisão de hierarquias e quais os seus mecanismos. Para tanto, foi cara a concepção de “campo” de Pierre Bourdieu associada à aplicação de questionários aos funcionários para medir suas atitudes na disputa por posição hierárquica e hegemonia mediadas pela moda. Constatou-se pelos resultados da pesquisa empírica que existe um campo de relações simbólicas mediado pela moda e seus signos, como a grife, que reflete as relações de poder da esfera do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModaRoupagemHierárquica.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.