Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23766
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNobre, Nadja Moraes Rabêlo-
dc.date.accessioned2019-01-09T11:22:05Z-
dc.date.available2019-01-09T11:22:05Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationNOBRE, Nadja Moraes Rabêlo. Agência Lupa e o Projeto Truco: análise dos sentidos produzidos pelas agências de checagens sobre candidatos à presidência nas eleições de 2018. 2018. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23766-
dc.description.abstractThis research analyzes the meanings produced by the Agência Lupa and the Projeto Truco (Agência Pública) in the checks on the Brazilian presidential candidates Ciro Gomes and Jair Bolsonaro during the 2018 elections. The work of the check agencies is inserted in a context of mediation, with greater production and circulation of information - including false - and polarization of political discourse. Such a scenario impacts the productive routine of the news media, thus constituting the conditions for the production of meanings about every presidential candidate. In order to do so, we analyzed eight checks published in 2018, using the theoretical-methodological basis of the French Speech Analysis, in order to understand the similarities and differences of sense production of the candidates´s speeches, in the checks carried out by the two agencies. It was verified that Agência Lupa attributes more false labels to Bolsonaro, whereas for Ciro Gomes the label exaggerated was repeated many times. Projeto Truco attributed more false labels to both Ciro Gomes and Bolsonaro. In the Projeto Truco, the statements of Ciro point to its errors and exaggerations, accompanied by photos in which the candidate is valued; while the senses built on the Bolsonaro show the ideological position of the candidate about the issue of armament. Concerning to Agência Lupa, the checks on the Ciro are less rigid, using questions in the construction of the titles; in relation to Bolsonaro, Agência Lupa is more emphatic in evidencing its errors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectChecagem de Fatospt_BR
dc.subjectFact-Checkpt_BR
dc.subjectAgência Lupapt_BR
dc.subjectProjeto Trucopt_BR
dc.titleAgência Lupa e o Projeto Truco: análise dos sentidos produzidos pelas agências de checagens sobre candidatos à presidência nas eleições de 2018pt_BR
dc.title.alternativeAgência Lupa and the Projeto Truco: analysis of the meanings produced by the checking agencies about candidates for the presidency in the 2018 elections.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Ivanise Hilbig de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245866T2pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Israel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234107Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232233P9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8544436J5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os sentidos produzidos pela Agência Lupa e pelo Projeto Truco (Agência Pública) nas checagens sobre os presidenciáveis brasileiros Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, durante as eleições de 2018. O trabalho das agências de checagem se insere em um contexto de mediatização, com maior produção e circulação de informações – inclusive falsas –, e de polarização do discurso político. Tal cenário impacta a rotina produtiva dos media noticiosos, constituindo-se, assim, as condições de produção de sentidos acerca dos presidenciáveis. Para tanto, foram analisadas oito checagens publicadas em 2018, utilizando-se da base teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa, a fim de compreender as semelhanças e diferenças de produção de sentidos sobre cada candidato nas checagens realizadas pelas duas agências. Verificou-se que a Lupa atribui mais etiquetas falsas à Bolsonaro, enquanto que para Ciro Gomes a etiqueta que mais se repetiu foi exagerado. Já o Projeto Truco atribuiu mais etiquetas falsas tanto para Ciro Gomes quanto para Bolsonaro. No Truco, as declarações de Ciro apontam para seus erros e exageros, acompanhadas de fotos em que o presidenciável é valorizado; enquanto os sentidos construídos sobre o Bolsonaro evidenciam o posicionamento ideológico do presidenciável sobre a questão do armamento. Já na Lupa, as checagens sobre o Ciro são menos rígidas, utilizando-se de perguntas na construção dos títulos; com relação à Bolsonaro, a Lupa é mais enfática ao evidenciar seus erros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseComunicação Socialpt_BR
dc.sizeorduration151pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AgenciaLupaProjetoTruco.pdfTCC18.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.