Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalaquias, Leandro de Jesus-
dc.date.accessioned2019-01-09T10:51:01Z-
dc.date.available2019-01-09T10:51:01Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Leandro e Jesus. El Público: sob a arena um amor poliédrico. 2018. 208 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.917.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23765-
dc.description.abstractLa presente investigación tiene como objetivo realizar un análisis de los aspectos ligados al amor y al erotismo presentes en la obra El Público de Federico García Lorca. Abordar una temática tan sensible como el homoerotismo en la obra del poeta de Granada se convierte en un desafío. Se trata de una cuestión que, aún hoy, viene acompañada de tabúes que amenazan e impiden alcanzar el distanciamiento y la profundidad necesaria para un análisis imparcial. En la dramaturgia de García Lorca el erotismo de sus personajes, es una sombra que acompaña e influye en el comportamiento de todos. Lorca transforma el amor de sus seres de ficción en un sacrificio, en el que la violencia de un asesinato o de un suicidio se inserta perfectamente, aunque esa violencia pueda asumir una característica de liberación. El Amor y el Erotismo presentes en la obra lorquiana nos ayudan a comprender la predilección del poeta por los seres discriminados socialmente en su época. En la creación poético-dramatúrgica de Lorca sus personajes sufren la fuerza poderosa y arrasadora de un erotismo cuyo final es siempre trágico. García Lorca alimentado por una actitud filosófica y existencial profunda, por un ideal social y por el gran conocimiento de temas eternos, une vida, amor, sacrificio y muerte, a un erotismo devastador que domina el alma, el corazón y el cuerpo de sus criaturas. Entender de qué forma estos elementos se interrelacionan en su dramaturgia y están presentes en El Público es razón, más que suficiente, para analizar una obra cuyo interés crece cada día por parte de estudiosos y críticos literarios.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectFederico García Lorcapt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectErotismo na literaturapt_BR
dc.subjectHomoerotismopt_BR
dc.subjectEroticismpt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectGarcia Lorca, Federico, 1898-1936pt_BR
dc.titleEl Público: sob a arena um amor poliédricopt_BR
dc.title.alternativeEl Público: bajo la arena un amor poliédricopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Irlei Margarete Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164092749614260pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Dóris Accioly e-
dc.contributor.referee4Aubé-Bourligueux, Jocelyne-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674010569629504pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1489693726409051pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise sobre os aspectos ligados ao amor e ao erotismo presentes na obra El Público de Federico García Lorca. Abordar uma temática tão sensível como o homoerotismo na obra do poeta de Granada torna-se um desafio. Trata-se de uma questão que, ainda hoje, vem acompanhada de tabus que ameaçam e impedem de alcançar o distanciamento e a profundidade necessária para uma análise imparcial. Na dramaturgia de García Lorca o erotismo de seus personagens, é uma sombra que acompanha e influencia o comportamento de todos. Lorca transforma o amor de seus seres de ficção em um sacrifício, em que a violência de um assassinato ou de um suicídio se insere perfeitamente, embora essa violência possa assumir uma característica de libertação. O Amor e o Erotismo presentes na obra lorquiana nos ajudam a compreender a predileção do poeta pelos seres discriminados socialmente em sua época. Na criação poético-dramatúrgica de Lorca seus personagens sofrem a força poderosa e arrasadora de um erotismo cujo final é sempre trágico. García Lorca alimentado por uma atitude filosófica e existencial profunda, por um ideal social e pelo grande conhecimento de temas eternos, alia vida, amor, sacrifício e morte, a um erotismo devastador que domina a alma, o coração e o corpo de suas criaturas. Entender de que forma estes elementos se interligam em sua dramaturgia e estão presentes em El Público, é razão, mais do que suficiente, para análise de uma obra cujo interesse cresce a cada dia por parte de estudiosos e críticos literários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration208pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.917pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElPúblicosob.pdfTese6.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.