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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ramos, Helenilce Eleutério de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T17:15:42Z | - |
dc.date.available | 2019-01-08T17:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-30 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Helenilce Eleutério de Paula. Quatro Canções de Edino Krieger: um Estudo Analítico. 2018. 158 f.Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.591 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23758 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to understand the compositional procedures of Edino Krieger through the analysis of four songs for voice and piano, chosen according to his three compositional phases: Tem Piedade de Mim (1946), lyrics by Antônio Rangel Bandeira, Desafio (1955), poem by Manuel Bandeira, Canção do Violeiro (1956), verses by Castro Alves and Silêncios (2003), text by Cruz and Souza. A historical contextualization was carried out relating these songs with the three different stylistic periods lived by the composer, pointing out to the transformation of his creations as he matured his ideas and musical language. The analytical process used for understanding the compositional procedures comprises: 1º) an analysis of the poetic text approaching the rhythmic and sonic aspects, the lexical, syntactic and semantic analysis of the poem; 2º) an analysis of the musical structure in order to understand the melodic, harmonic, rhythmic, formal e textual aspects and the text-music relations. After studying the literary aspects of the poem and the analysis of the musical structure, a comparative approach was made between the songs and the three phases of Edino Krieger's musical production, presenting the main differences between them, as well as identifying the common link that permeates all his compositional phases. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edino Krieger | pt_BR |
dc.subject | Canção de Câmara Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Análise Musical | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Chamber Song | pt_BR |
dc.subject | Musical Analysis | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Musical Analysis | pt_BR |
dc.subject | Krieger, Edino, 1928- - Canções | pt_BR |
dc.subject | Música de câmara - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Música - Análise | pt_BR |
dc.title | Quatro Canções de Edino Krieger: um Estudo Analítico | pt_BR |
dc.title.alternative | Four Songs of Edino Krieger: an Analytical Study | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Robervaldo Linhares | - |
dc.contributor.referee2 | Barreiro, Daniel Luís | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1953867652293088 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é entender os procedimentos composicionais de Edino Krieger por meio da análise de quatro canções para canto e piano, escolhidas de acordo com suas três fases composicionais: 1ª fase) Tem Piedade de Mim (1946); 2ª fase) Desafio (1955) e Canção do Violeiro (1956); 3ª fase) Silêncios (2003). Foi feita uma contextualização histórica relacionando estas canções com os três períodos estilísticos distintos vividos pelo compositor, apontando a transformação de suas criações na medida em que amadurecia suas ideias e linguagem musicais. O processo analítico empregado para a compreensão dos procedimentos composicionais engloba: 1º) exame do texto poético abordando seus aspectos rítmicos e sonoros, além das análises lexical, sintática e semântica do poema; 2º) análise da estrutura musical compreendendo os aspectos melódico, harmônico, rítmico, formal, textural e relações texto-música. Após o estudo dos aspectos literários do poema e da análise da estrutura musical, pôde-se realizar uma abordagem comparativa entre as canções e as três fases de produção musical de Edino Krieger levantando as principais diferenças entre elas, bem como identificando o elo comum que permeia suas fases composicionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 158 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.591 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
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QuatroCançõesEdino.pdf | Dissertação | 10.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
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