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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Mariana de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T17:20:47Z | - |
dc.date.available | 2019-01-02T17:20:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana de Moraes. Implicações de um projeto de extensão em Biologia Marinha na formação de professores e graduandos em Ciências Biológicas. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23681 | - |
dc.description.abstract | University extensions emerged in England in the nineteenth century with the aim of assisting in continuing education and promoting community access to universities. The university extension projects contribute to the acquisition of new knowledge and to transcend the classrooms, breaking the barriers of the schools to relate the theory with the practice. A mutual exchange between community and university. In this way, the present work comes with the proposal to ascertain the facilities and difficulties of the participants of the extension project "From Minas to the Sea: a formative proposal in Marine Biology for licenciandos and professors of Biology" by teaching classes in Science and Biology teaching about the topic Marine Biology. Two semi-structured questionnaires were applied in two moments during the project, one before a trip to Ubatuba (SP), scheduled to happen in the project, and one after the trip for the participants, being 10 undergraduates of the licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia and two professors of Uberlândia and region. The results indicate that the lack of content related to marine biology during the undergraduate course in biological sciences, the shortage of didactic resources and the distance from the coast hinder the contextualization of the theme. In this way, they understood that their experiences during the extension project were very important for the expansion of their knowledge. Finally, we believe in the relevance of the present study, since we were able to analyze questions that pervade the teaching of Marine Biology, to encourage teachers and future teachers to always seek new knowledge. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Facilidades | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Biological Sciences | pt_BR |
dc.subject | Continuing Education | pt_BR |
dc.subject | Difficulties. | pt_BR |
dc.subject | Facilities. | pt_BR |
dc.title | Implicações de um projeto de extensão em biologia marinha na formação de professores e graduandos em ciências biológicas. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Francielle Amâncio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8635841550537846 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As extensões universitárias surgiram na Inglaterra no século XIX, com intuito de auxiliar na educação continuada e promover acesso das comunidades às universidades. Os projetos de extensão universitária contribuem para aquisição de novos conhecimentos e ultrapassem as salas de aula, quebrando as barreiras das escolas para relacionar a teoria com a prática. Uma troca mútua entre comunidade e universidade. Desta forma, o presente trabalho vem com a proposta de averiguar as facilidades e dificuldades dos participantes do projeto de extensão “De Minas ao Mar: uma proposta formativa em Biologia Marinha para licenciandos e professores de Biologia” ao ministrarem aulas no ensino de Ciências e Biologia a cerca do tema Biologia Marinha. Foram aplicados dois questionários semiestruturados em dois momentos no decorrer do projeto, um antes de uma viagem para Ubatuba (SP), prevista para acontecer no projeto, e um após a viagem para os participantes, sendo eles 10 graduandos do curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia e dois professores de Uberlândia e região. Os resultados obtidos indicam que a falta de conteúdos relacionados à Biologia Marinha durante o curso de graduação em Ciências Biológicas, a escassez de recursos didáticos e a distância do litoral prejudicam a contextualização da temática. Dessa forma, compreenderam que as suas vivências durante o projeto de extensão foram muito importantes para ampliação de seus conhecimentos. Por fim acreditamos na relevância do presente estudo, pois conseguimos analisar questões que perpassam o ensino de Biologia Marinha, incentivar os professores e futuros professores a buscarem sempre novos conhecimentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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