Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Gabriela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-22T14:08:03Z | - |
dc.date.available | 2018-12-22T14:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Gabriela de Souza. O ensino de adição e subtração de números inteiros a partir de um jogo. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23568 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino E Aprendizagem De Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teaching And Learning Of Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Números Inteiros | pt_BR |
dc.subject | Integers | pt_BR |
dc.title | O ensino de adição e subtração de números inteiros a partir de um jogo. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773116E5 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4678528251901202 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os números inteiros estão presentes na vida das pessoas em várias situações, como por exemplo, no saldo de gols de times de futebol, na temperatura de ambientes, ao usar uma conta bancária ou na diferença de fusos horários entre países. No contexto escolar, principalmente no Ensino Fundamental, os alunos demonstram muita dificuldade em aprender este conteúdo, em especial os números negativos e suas operações. Um recurso metodológico que pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de matemática é a utilização do jogo. O lúdico faz parte da vida das pessoas, especialmente das crianças e o “brincar” deixa a atividade mais divertida. Por meio das análises realizadas, infere-se que a criança, ao sentir a necessidade de ganhar o jogo, procura vencer os obstáculos, criando estratégias para isso e explorando o conceito envolvido. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades pedagógicas da utilização de um jogo como recurso didático no ensino dos números inteiros, incluindo as operações de adição e subtração, e despertar nos alunos um interesse maior pela Matemática, atribuindo sentido ao conteúdo lecionado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 121040288 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoAdicaoSubtracao.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.