Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Gabriela de Souza-
dc.date.accessioned2018-12-22T14:08:03Z-
dc.date.available2018-12-22T14:08:03Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationFerreira, Gabriela de Souza. O ensino de adição e subtração de números inteiros a partir de um jogo. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23568-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino E Aprendizagem De Matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching And Learning Of Mathematicspt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectNúmeros Inteirospt_BR
dc.subjectIntegerspt_BR
dc.titleO ensino de adição e subtração de números inteiros a partir de um jogo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773116E5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4678528251901202pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs números inteiros estão presentes na vida das pessoas em várias situações, como por exemplo, no saldo de gols de times de futebol, na temperatura de ambientes, ao usar uma conta bancária ou na diferença de fusos horários entre países. No contexto escolar, principalmente no Ensino Fundamental, os alunos demonstram muita dificuldade em aprender este conteúdo, em especial os números negativos e suas operações. Um recurso metodológico que pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de matemática é a utilização do jogo. O lúdico faz parte da vida das pessoas, especialmente das crianças e o “brincar” deixa a atividade mais divertida. Por meio das análises realizadas, infere-se que a criança, ao sentir a necessidade de ganhar o jogo, procura vencer os obstáculos, criando estratégias para isso e explorando o conceito envolvido. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades pedagógicas da utilização de um jogo como recurso didático no ensino dos números inteiros, incluindo as operações de adição e subtração, e despertar nos alunos um interesse maior pela Matemática, atribuindo sentido ao conteúdo lecionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode121040288-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAdicaoSubtracao.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.