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dc.creatorSilva Neto, Walter Guimarães-
dc.date.accessioned2018-12-20T22:02:20Z-
dc.date.available2018-12-20T22:02:20Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Walter Guimarães. A Rentabilidade Empresarial E Os Níveis De Governança Corporativa: Uma Análise Nas Empresas Do Setor De Consumo Cíclico Listadas Na B3. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23514-
dc.description.abstractCorporate Governance (GC) aims to influence the reduction of information asymmetry, optimization of business performance, and consequently increase the company value by attracting investments, as well as protecting all related parties such as investors, management, executives and the company itself. From this, B3 created the special segments CG levels, developed to provide a trading environment that would stimulate the interest of the investors and the valuation of the companies. Thus, the study aimed to perform an analysis of the corporate level of governance of companies in relation to the profitability indexes (ROE, ROS, Return of actions), to observe if the adherence to differentiated levels of GC of B3 influence the economic development/financial performance of companies. For this, a quantitative and qualitative study was carried out, through a documentary survey, in the companies listed in the Cyclical Consumption sector in B3, observing the financial statements for the year 2017. It can be concluded that the adherence to the CG levels relate to profitability indexes, because the highest average of these indexes was observed in the companies with the highest level of requirement to compose the B3’s Corporate Governance listing, the New Market, Level 1 and Level 2 segments.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança Corporativapt_BR
dc.subjectCorporate Governancept_BR
dc.subjectÍndices de rentabilidadept_BR
dc.subjectProfitability indexespt_BR
dc.subjectNíveis diferenciados de Governança Corporativapt_BR
dc.subjectDifferentiated levels of Corporate Governancept_BR
dc.titleA rentabilidade empresarial e os níveis de governança corporativa: uma análise nas empresas do setor de consumo cíclico listadas na B3.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Lísia de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190117130140948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5998689168993150pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Governança Corporativa (GC) tem como objetivo influenciar na redução da assimetria informacional, otimização do desempenho empresarial, e consequentemente no aumento do valor da empresa, por meio da atração de investimentos. Além disso, os mecanismos de GC permitem a proteção de todas as partes relacionadas, principalmente no que diz respeito aos investidores. A partir disso, a B3 criou os segmentos especiais com níveis diferenciados de GC, desenvolvidos para proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse o interesse dos investidores e a valorização das companhias. Assim, o estudo teve como objetivo realizar uma análise do nível de GC das empresas em relação a quatro diferentes índices de rentabilidade. O intuito foi analisar se, em média, as empresas listadas nos níveis diferenciados de GC possuem melhor desempenho. Para isso realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de um levantamento documental, nas empresas do setor de Consumo Cíclico listadas na B3, observando as demonstrações financeiras do ano de 2017. Pode-se concluir que a aderência aos níveis diferenciados de GC se relacionaram com os índices de rentabilidade, pois a maior média desses índices foi observada nas empresas com maior nível de exigência para compor a listagem de GC da B3, os segmentos Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
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