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dc.creatorMilhomem, Ivone Alves de Deus-
dc.date.accessioned2018-12-20T17:05:18Z-
dc.date.available2018-12-20T17:05:18Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationMILHOMEM,Ivone Alves De Deus. A existência de Deus segundo a suma de teologia de Tomás de Aquino. 2018.42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23479-
dc.description.abstractABSTRACT In this work we approach the existence of God in a litlle part of the work of Thomas Aquinas, Summa Teologhiae, part I, question 2, where he aims to show that Aristotle's thought was not contrary to the Christian faith, and was successful, since it was found that between the stagirist philosophy and Christian doctrine , there was a great harmony. Thomas was a dedicated scholar, within the limit of his time. With genius intuitions even without possessing all the works of the philosopher, and these intuitions were confirmed in posterity as the most authentic thought of the Author in question, so today it is unanimous to recognize in Thomas the best interpreter of the period of Aristotle. You then take the concept of knowledge to demonstrate that it is possible to prove existence in a metaphysical entity by reason where there is no need for divine faith or revelation to show that the question of the existence of God is also a philosophical question. In the text we emphasize that for Thomas the existence of God depends on the sensitive experience, which is a posteriori. In this study I have no discussion with other philosophers or other sciences, but I show the probable solution that Thomas gives to the existence of God different from that of other authors in this same question, because it is philosophical reason itself that seeks to know the truth. It does not prove what God is, and it is not the intention, but it proves that God exists. And that Thomas proves that there is a God, for the question of the divine attributes which, although prolonging the evidence, is not part of the argument about the existence of such an entity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoutrina Cristãpt_BR
dc.subjectFolosofiapt_BR
dc.subjectMetafísicopt_BR
dc.subjectRevelação Divinapt_BR
dc.titleA existência de Deus segundo a suma de teologia de Tomás de Aquino.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Anselmo Tadeu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848440877036848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927244405750633pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Neste trabalho abordamos a existência de Deus em uma pequena parte da obra de Tomás de Aquino, a questão 2 da Primeira Parte da Suma de Teologia, onde ele tem como meta mostrar que o pensamento de Aristóteles não era contrário à fé cristã, é obteve sucesso, pois constatou- se que entre a filosofia do Estagirita e a doutrina cristã, poderia haver harmonia. Tomás foi estudioso dedicado, dentro do limite do seu tempo. Com intuições geniais sobre o pensamento do filósofo mesmo sem possuir todas as suas obras, sendo que estas intuições foram confirmadas na posteridade como o mais autêntico pensamento do autor em questão, por isso hoje é comum reconhecer em Tomás o melhor intérprete de Aristóteles do período medieval. Tomás parte então do conceito do conhecimento para demonstrar que é possível se provar a existência em um ente metafísico pela razão, aonde não é necessário fé ou revelação divina, para mostrarmos que a questão da existência de Deus é também uma questão filosófica. No texto salientamos que para Tomás a existência de Deus depende da experiência sensível, que é a posteriori. Neste estudo não faço discussão com outros filósofos, ou outras ciências, mas manifesto a solução provável que Tomás dá a existência de Deus diferente a de outros autores nesta mesma questão, porque é a própria razão filosófica que procura saber a verdade. O que Tomás prova é que existe um Deus, não prova o que Deus é, não é essa a intenção pois a questão dos atributos divinos, mesmo sendo prolongamento das provas, não faz parte da argumentação sobre a existência de tal Ente. Então apresentamos as características do Deus do qual prova a existência: Deus ser o próprio ser, Deus ser uno. O Deus de Tomás não se resume a isso; ele é apenas algo que sabemos pela razão; então o Deus de Tomás é, além disso: salvador, redentor, uno e trino, etc. Apenas, segundo ele, os últimos atributos não são acessíveis à razão humana, mas a transcendem e só as temos mediante a revelaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Filosofia

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