Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Thayane da Rocha Cruz Dias-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:15:15Z-
dc.date.available2018-12-19T15:15:15Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationFREITAS, Thayane da Rocha Cruz Dias. As aquarelas de Debret e a construção da Identidade Nacional Brasileira: uma análise das coleções didáticas de História do PNLD 2015. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.978pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23430-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the pictures of the French painter Jean-Baptiste Debret present in three didactic collections of the second year of High School History as approved by the National Program of Teaching Books (PNLD) 2014/2015. Debret arrived in Brazil with the French Artistic Mission in 1816 and remained for fifteen years. Debret’s pictures are used until today to reinforce discourses linked to the construction of Brazilian national identity. In the formation of these discourses we find the strong presence of the State through the Brazilian Historical and Geographical Institute that analyzed the watercolors of Debret after the publication of the travelogue of the painter, Voyage pittoresque et historique au Brésil(1834, 1835 e 1839). The IHGB had a pivotal role in the construction of the idea of being Brazilian from the myth of the three races: the black, the indigenous and the Portuguese. In his watercolors, Debret paints daily scenes of the Carioca capital of the nineteenth century, such as slave labor. There was construction of national identity reinforced by History Teaching through textbooks until today. We will analyze how the images of Debret collaborated to build Brazilian national identity and how these images have been used in the teaching of History throughout time and in relation to the discourses associated to the work of Debret.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectNational identitypt_BR
dc.subjectJean-Baptiste Debretpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidactic bookspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectHistória - Livros didáticospt_BR
dc.subjectDebret, Jean Baptiste, 1768-1848pt_BR
dc.titleAs aquarelas de Debret e a construção da Identidade Nacional Brasileira: uma análise das coleções didáticas de História do PNLD 2015pt_BR
dc.title.alternativeThe watercolors of Debret and the construction of the Brazilian National Identity: an analysis of the didactic collections of History of PNLD 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee1Capel, Heloísa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee2Duarte, André Luis Bertelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8901786633110410pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo analisar as imagens do pintor francês Jean-Baptiste Debret, presentes em três coleções didáticas do segundo ano do Ensino Médio de História aprovadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) 2014/2015. Debret chegou ao Brasil compondo a Missão Artística Francesa em 1816 e aqui permaneceu por quinze anos. As imagens do pintor são até hoje utilizadas para reforçar discursos ligados à construção da identidade nacional brasileira. Na formação desses discursos encontramos a forte presença do Estado por meio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que analisou as aquarelas de Debret após a publicação do livro de viagens do pintor, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834, 1835 e 1839). O IHGB teve função fundamental na construção de uma ideia do que é ser brasileiro a partir do mito das três raças, o negro, o indígena e o português, que teriam contribuído igualmente para a formação do país. Por meio das aquarelas de Debret que representam, principalmente, cenas cotidianas da capital carioca do século XIX, como o trabalho escravo, houve uma construção da identidade nacional que é reforçada pelo Ensino de História por meio dos livros didáticos até hoje. Analisaremos como as imagens de Debret colaboram para construção da identidade nacional, de que maneira essas imagens são utilizadas no Ensino de História ao longo do tempo e em relação aos discursos associados à obra de Debret.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.978pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AquarelasDebretConstrução.pdfDissertação ou Tese10.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.