Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Amanda Filbida-
dc.date.accessioned2018-12-17T21:09:15Z-
dc.date.available2018-12-17T21:09:15Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Amanda Filbida . Comparativo de desempenho no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade por região e instituições de ensino superior públicas e privadas - 2011 a 2017. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23369-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho de candidatospt_BR
dc.subjectExame de Suficiênciapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectPerformance of candidatespt_BR
dc.subjectSufficiency testpt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.titleComparativo de desempenho no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade por região e instituições de ensino superior públicas e privadas-2011 a 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vanessa Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6821937129962216pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074358023938436pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Exame de Suficiência é necessário para que um indivíduo se qualifique como profissional contábil (BUGARIM et al., 2013). Considerando os aspectos apontados, esta pesquisa se baseia na seguinte questão: De que maneira as Instituições de Ensino Superior (IES) e as regiões brasileiras estão representadas no exame do CFC de acordo com os índices de aprovação? Assim, o objetivo deste estudo foi identificar o desempenho dos candidatos no Exame de Suficiência do CFC, de acordo com as regiões brasileiras e instituições públicas e privadas de ensino superior no período compreendido entre 2011 a 2017. Caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem quali-quanti, descritiva com procedimentos documentais, procedeu-se a coleta de dados na base da FCB, analisando os exames de suficiência dos períodos de 2011 a 2017. Os principais resultados apontam que o índice de aprovação não acompanha o aumento no acesso ao ensino superior em contabilidade, ou seja, houveram edições de aplicação dos exames em que o percentual de desempenho com os acertos das questões em que foi relativamente baixo. Além disso, o maior índice de aprovação no exame, concentra-se na região Sul do Brasil. Considerando a obrigatoriedade da aprovação no Exame de Suficiência, para obter a qualificação profissional, esperava-se um maior desempenho dos alunos e percentual de aprovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComparativoDesempenhoExame.pdf611.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.