Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFelipe, Pedro Henrique Martins Valadão-
dc.date.accessioned2018-12-17T20:56:21Z-
dc.date.available2018-12-17T20:56:21Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationFELIPE, Pedro Henrique Martins Valadão. As Inteligências Múltiplas: Uma pesquisa com alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23368-
dc.description.abstractThe teaching methodology and the level of certain intelligence already developed in the student impact on the learning process and the improvement of the multiple intelligences. Considering the importance of Multiple Intelligences, classified by Gardner, the primary objective of this study is to identify the predominant intelligence in accounting undergraduate students of the Federal University of Uberlândia, using the Multiple Intelligences Inventory (IIM) created by Armstrong. The bibliographical research and the survey with quantitative data were used as methodology. Data analysis was performed using non-parametric KruskalWallis (KW) tests and the Wilcoxon test. Data were collected from 109 students of the undergraduate course in Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia. From the possible inferences from the observation of the data, it was verified that for the variables income, age and shift, there were significant differences when compared to Intrapersonal and Interpersonal intelligences. For the income variable, there are significant differences between the comparisons for the Naturalistic and Musical type intelligences. Regarding the sex variable, the intelligence that presented a significant difference was Logical-Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissional da Contabilidadept_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectInteligências Múltiplaspt_BR
dc.subjectMultiple Intelligencespt_BR
dc.subjectAccounting Professionalspt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.titleAs Inteligências Múltiplas: Uma pesquisa com alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Carlos Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3774130266207222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4815072290558983pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA metodologia de ensino e o nível de determinada inteligência já desenvolvida no discente impactam no processo de aprendizagem e no aperfeiçoamento das inteligências múltiplas. Considerando a importância das Inteligências Múltiplas, classificadas por Gardner, o objetivo primário deste estudo é identificar a inteligência predominante em acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando o Inventário das Inteligências Múltiplas (IIM) criado por Armstrong. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de levantamento com dados quantitativos. A análise dos dados foi feita utilizando os testes não-paramétricos de Kruskal-Wallis (KW) e o teste de Wilcoxon. Foram coletados dados de 109 alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Das inferências possíveis pela observação dos dados, verificou-se que para as variáveis renda, idade e turno, existiram diferenças significativas quando comparadas as inteligências Intrapessoal e Interpessoal. Para a variável renda, destaca-se diferenças significativas entre as comparações para as inteligências tipo Naturalística e Musical. Com relação a variável sexo, a inteligência que apresentou diferença significativa foi a Lógico-Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InteligênciasMúltiplasPesquisa.pdfTCC892.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.