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dc.creatorRosa, Flaviana Machado-
dc.date.accessioned2018-12-17T19:01:15Z-
dc.date.available2018-12-17T19:01:15Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationROSA, Flaviana Machado. A criação de um atlas histológico vegetal tátil para cegos. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23359-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.titleA criação de um atlas histológico vegetal tátil para cegospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Fernanda Helena Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Denis Coelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451082233257249pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8655248014184235pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs pessoas com deficiência têm o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Entre as necessidades especiais encontradas em sala de aula está a Cegueira, que pode ser causada por fatores fisiológicos ou neurológicos. Na escola, o estudante cego, como os demais, deve ser constantemente estimulado e a aceitação deste em sala de aula depende também do professor aplicar práticas pedagógicas e recursos. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso didático para o estudo de Botânica, com a criação de um Atlas Histológico Vegetal Tátil, para cegos, que ilustre a estrutura interna de órgãos vegetais. A ênfase na preparação das imagens foi de buscar destacar, em relevo, as diferenças na espessura das paredes celulares e de tamanho das células que compõem diferentes órgãos vegetais. Foram elaboradas algumas pranchas testando cola plástica, linhas de barbante e tinta 3D. Durante a confecção foram considerados critérios relacionados a significação tátil, fidelidade em representar as características, segurança entre outros. Algumas pranchas foram avaliadas por uma graduanda cega do curso de Ciências Biológicas. A avaliação também nos trouxe orientações para o aprimoramento do recurso com a utilização de áudio-guia e textos explicativos que orientem e conduzam o estudante cego ou de baixa visão em seus estudos. Os resultados revelaram que o material utilizado é adequado se a atender aos critérios importantes para a adaptação de recursos didáticos para atender necessidades mais especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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