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dc.creatorPanobianco, Matheus Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-12-17T18:34:59Z-
dc.date.available2018-12-17T18:34:59Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationPANOBIANCO, Matheus Ribeiro. Desenvolvimento De Taxas De Geração De Viagens E Comparação De Dois Polos Geradores Com A Utilização Do Método “Smart Growth Trip Generation”. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23357-
dc.description.abstractThis final course work aimed to estimate the number of trips produced by two generator hubs by using a traditional trip generation methodology and the Smart Growth Trip Generation method developed at the University of California, Davis, USA. In this work it was done not only the comparison of estimation methods of private vehicle trips, but also simulated changes in the characteristics of the analyzed sites. Initially, it was tested the possibility of studying the Granja Marileusa neighborhood, in Uberlândia, MG, a generator hub classified as multi use, for aggregating several generators, such as residences, retail, schools and services, but not meeting the requirements of the methodology developed in Davis. Therefore, two residential buildings were chosen in the city of Jaboticabal, SP. By using software, internet search and digital tools, the data required to use the method proposed in Davis were collected. The results, when comparing the traditional methodology with the one developed in Davis, were of an average reduction of 22.3% and 34.1% in the peak hours of morning and afternoon, respectively. In a sensitivity analysis, when modifying some parameters, there were found ways to reduce the demand for travel by private vehicles. Among these ways are actions such as: adding more bus stops and introducing parking meters in the streets near the developments analyzed. In conclusion, there was the possibility of generating sustainable trips, which would increase the use of other modes of transportation, such as the transit mode, and to reduce the use of private vehicles in the case of the parking meters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrescimento inteligentept_BR
dc.subjectSmart growthpt_BR
dc.subjectViagens sustentáveispt_BR
dc.subjectSustainable tripspt_BR
dc.subjectGeração de viagenspt_BR
dc.subjectTrip generationpt_BR
dc.subjectPolos Geradores de Viagenspt_BR
dc.subjectGenerator Hubspt_BR
dc.subjectEdifícios residenciaispt_BR
dc.subjectResidential buildingspt_BR
dc.subjectSmart Growth Trip Generationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de taxas de geração de viagens e comparação de dois polos geradores com a utilização do método “Smart Growth Trip Generation”pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of travel generation rates and comparison of two generator poles using the "Smart Growth Trip Generation"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sorratini, José Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714720255321235pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331832540355557pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo estimar o número de viagens produzidas por dois polos geradores com a utilização de métodos tradicionais de geração e do método Smart Growth Trip Generation desenvolvido na Universidade da Califórnia, EUA, em Davis. Neste trabalho foi feita, não só a comparação de métodos de estimativa de viagens geradas por automóveis, mas também simuladas alterações nas características dos locais analisados. Inicialmente foi testada a possibilidade de estudo no bairro Granja Marileusa, em Uberlândia, MG, um polo gerador classificado como de multiuso, por agregar vários setores, como residências, comércio, escolas e serviços, mas que não se enquadrou nos requisitos de área da metodologia desenvolvida em Davis. Portanto, foram escolhidos dois edifícios residenciais na cidade de Jaboticabal, SP. Com a utilização de programas computacionais, pesquisas na internet e ferramentas digitais foi realizada a coleta dos dados necessários para utilizar o método proposto em Davis. Os resultados, ao comparar os métodos tradicionais com o desenvolvido em Davis, foram de uma redução média de 22,3% e 34,1% nos horários de pico da manhã e da tarde, respectivamente. Em uma análise de sensibilidade, quando modificados alguns parâmetros, foram encontradas maneiras de diminuir a demanda de viagens por veículos particulares. Dentre essas maneiras estão ações como: adicionar mais paradas de ônibus e inserção de parquímetros nas ruas próximas aos empreendimentos analisados. Em suma, houve a possibilidade de geração de viagens sustentáveis, que permitem aumentar a utilização de outros modos de transporte como, por exemplo, o transporte coletivo, e diminuir a utilização de veículos particulares, no caso da utilização dos parquímetros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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