Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCandida, Vikênia de Paula Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-12-11T22:19:29Z-
dc.date.available2018-12-11T22:19:29Z-
dc.date.issued2016-06-26-
dc.identifier.citationCANDIDA, Vikênia de Paula Rodrigues. Abordagem do conteúdo “Aves” em livros recomendados pelos guias de livros didáticos para os ensinos Médio e Fundamental. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23255-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleAbordagem do conteúdo “Aves” em livros recomendados pelos guias de livros didáticos para os ensinos Médio e Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Celine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911760160895924pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242251400168455pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a possibilidade de exploração de contextualização dos conteúdos de Ciências e Biologia (Ensinos Fundamental e Médio), uma análise dos livros didáticos indicados nos Guias de Livros Didáticos torna-se importante. Diante disso, propôs-se com este estudo, analisar a abordagem do tema “Aves”, quanto ao conteúdo e contextualização. Foram analisadas nove obras de Ciências e sete de Biologia, indicadas nos Guias de Livros Didáticos (2014 e 2015, respectivamente). Foram consideradas categorias relacionadas à morfologia, fisiologia, ecologia, comportamento, evolução, classificação, e Conservação e Educação Ambiental bem como as estratégias e recursos didáticos. As frequências não difeririam para a maioria das categorias analisadas entre os Ensinos Fundamental e Médio. A contextualização é feita com ilustrações de boa qualidade e textos, inclusive sob a forma de curiosidades, com utilização de exemplos da avifauna brasileira. Os conteúdos analisados são explorados de forma satisfatória, embora no Ensino Médio haja pouca ênfase para Conservação e Educação Ambiental, com frequências foram significativamente maiores para o Ensino Fundamental. É possível inferir, considerando a inexistência de atividades práticas ou extraclasse, que cabe ao professor, a busca por atividades complementares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode95210550-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemConteudoAves.pdf344 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.