Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Candida, Vikênia de Paula Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T22:19:29Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T22:19:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-26 | - |
dc.identifier.citation | CANDIDA, Vikênia de Paula Rodrigues. Abordagem do conteúdo “Aves” em livros recomendados pelos guias de livros didáticos para os ensinos Médio e Fundamental. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23255 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | Abordagem do conteúdo “Aves” em livros recomendados pelos guias de livros didáticos para os ensinos Médio e Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Celine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911760160895924 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3242251400168455 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a possibilidade de exploração de contextualização dos conteúdos de Ciências e Biologia (Ensinos Fundamental e Médio), uma análise dos livros didáticos indicados nos Guias de Livros Didáticos torna-se importante. Diante disso, propôs-se com este estudo, analisar a abordagem do tema “Aves”, quanto ao conteúdo e contextualização. Foram analisadas nove obras de Ciências e sete de Biologia, indicadas nos Guias de Livros Didáticos (2014 e 2015, respectivamente). Foram consideradas categorias relacionadas à morfologia, fisiologia, ecologia, comportamento, evolução, classificação, e Conservação e Educação Ambiental bem como as estratégias e recursos didáticos. As frequências não difeririam para a maioria das categorias analisadas entre os Ensinos Fundamental e Médio. A contextualização é feita com ilustrações de boa qualidade e textos, inclusive sob a forma de curiosidades, com utilização de exemplos da avifauna brasileira. Os conteúdos analisados são explorados de forma satisfatória, embora no Ensino Médio haja pouca ênfase para Conservação e Educação Ambiental, com frequências foram significativamente maiores para o Ensino Fundamental. É possível inferir, considerando a inexistência de atividades práticas ou extraclasse, que cabe ao professor, a busca por atividades complementares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 95210550 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbordagemConteudoAves.pdf | 344 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.