Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Mirian Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T17:38:33Z | - |
dc.date.available | 2018-12-10T17:38:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Mirian Oliveira. Estilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeis. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23212 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | pt_BR |
dc.title | Estilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Edvalda Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010780688440896 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9107321281487188 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A motivação é essencial para o envolvimento dos estudantes com o ensino. Para alguns pesquisadores, a teoria da autodeterminação pode ser sintetizada em um continuum que varia qualitativamente em diferenciados tipos de motivação. O estilo motivacional do professor, que pode controlar ou promover a autonomia, contribui para impulsionar a ocorrência dos diversos tipos de motivação. Ante o exposto, este estudo teve como objetivo identificar os estilos motivacionais de professores de Ciências Contábeis no Brasil por intermédio do instrumento de avaliação denominado Problems in School, elaborado por Deci et al. (1981) e revisado e validado por Bzuneck e Guimarães (2007). Para alcançar esse objetivo, o questionário foi aplicado a uma amostra de 182 docentes atuantes no curso de Ciências Contábeis. Por meio de uma análise quantitativa, os resultados evidenciaram a preferência dos docentes por estratégias de promoção de autonomia. Ao analisar os estilos motivacionais, considerando o gênero, contatou-se que as mulheres se apresentam significativamente mais promotoras de autonomia que os homens. Ainda, foi constatado que as variáveis idade, tempo de atuação profissional e o nível de titulação dos docentes não indicaram diferença relevante entre os estilos motivacionais dos docentes pesquisados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 15 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstilosMotivacionaisProfessores.pdf | TCC | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.