Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Mirian Oliveira-
dc.date.accessioned2018-12-10T17:38:33Z-
dc.date.available2018-12-10T17:38:33Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Mirian Oliveira. Estilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeis. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23212-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopt_BR
dc.titleEstilos Motivacionais dos Professores de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9107321281487188pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA motivação é essencial para o envolvimento dos estudantes com o ensino. Para alguns pesquisadores, a teoria da autodeterminação pode ser sintetizada em um continuum que varia qualitativamente em diferenciados tipos de motivação. O estilo motivacional do professor, que pode controlar ou promover a autonomia, contribui para impulsionar a ocorrência dos diversos tipos de motivação. Ante o exposto, este estudo teve como objetivo identificar os estilos motivacionais de professores de Ciências Contábeis no Brasil por intermédio do instrumento de avaliação denominado Problems in School, elaborado por Deci et al. (1981) e revisado e validado por Bzuneck e Guimarães (2007). Para alcançar esse objetivo, o questionário foi aplicado a uma amostra de 182 docentes atuantes no curso de Ciências Contábeis. Por meio de uma análise quantitativa, os resultados evidenciaram a preferência dos docentes por estratégias de promoção de autonomia. Ao analisar os estilos motivacionais, considerando o gênero, contatou-se que as mulheres se apresentam significativamente mais promotoras de autonomia que os homens. Ainda, foi constatado que as variáveis idade, tempo de atuação profissional e o nível de titulação dos docentes não indicaram diferença relevante entre os estilos motivacionais dos docentes pesquisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstilosMotivacionaisProfessores.pdfTCC1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.