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dc.creatorBorges, Jaqueline Ferreira-
dc.date.accessioned2018-12-07T12:30:10Z-
dc.date.available2018-12-07T12:30:10Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.citationBORGES, Jaqueline Ferreira. A representação do feminino nas poesias de Francisca Júlia (1871- 1920). 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.927pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23192-
dc.description.abstractThis work aims to consider the female subversive in some poems by Francisca Júlia, a São Paulo writer who published four literary works, being Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esphinges (1903) and, finally, in 1920, Alma Infantil. The poet was one of the pioneers of female insertion in literature, along with other names, started the authorship and freedom of women in writing. She faced the misogyny that invaded the nineteenth-century literature, but it reached space, recognition and admiration for important names in the intellectual scene of that period, but it became forgotten, requiring greater visibility in current scientific studies. In this sense, supported by Spivak (2010), the justification of our research is found, with the purpose of giving voice to the subordinate and creating means for him to be heard. The writer Francisca Júlia, who requires space, dealt with controversial themes, evidenced the feminine in her poems, presenting the mystical scene and the classical culture. We find imposing figures, impassive and sensuous, feminine that will be analyzed in this work. For the theoretical basis, we rely on authors and authors who present a critical study about the poet, such as Ramos (1961) and Camargos (2007). To reflect on the representation of the feminine, we use Beauvoir (2016), Bourdieu (2002) and Priore (2010). In order to deal with the condition of nineteenth-century women, their different dimensions and their insertion in writing, we rely on Duarte (2016) and Muzart (2004), among other theorists, who gave us subsidies to reflect the conditions of the nineteenth- protagonist, in the patriarchal universe of the nineteenth century.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura oitocentistapt_BR
dc.subjectEighteenth literaturept_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectLiterature of feminine authorshippt_BR
dc.subjectFrancisca Júliapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoemaspt_BR
dc.subjectPoemspt_BR
dc.subjectSubversãopt_BR
dc.subjectSubversionpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectSilva, Francisca Júlia da, 1874-1920 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMulheres na literatura - Brasilpt_BR
dc.titleA representação do feminino nas poesias de Francisca Júlia (1871- 1920)pt_BR
dc.title.alternativeThe representation of the feminine in the poems of Francisca Júlia (1871- 1920)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Carlos Augusto de-
dc.contributor.referee1Samyn, Henrique Marques-
dc.contributor.referee2Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429642679832671pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo considerar o feminino subversivo em alguns poemas de Francisca Júlia, escritora paulista que publicou quatro obras literárias, sendo Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esphinges (1903) e, por último, em 1920, Alma Infantil. A poeta foi uma das percursoras da inserção feminina na literatura e ao lado de outros nomes, iniciou as autorias e liberdade da mulher na escrita. Ela enfrentou a misoginia que invadia a literatura oitocentista, mas alcançou espaço, reconhecimento e admiração de importantes nomes do cenário intelectual daquele período, porém foi se tornando esquecida, necessitando de maior visibilidade nos estudos científicos da atualidade. Nesse sentido, apoiados em Spivak (2010), situa-se a justificativa da nossa pesquisa, com o objetivo de dar voz ao subalterno e criar meios para que ele seja ouvido. A escritora Francisca Júlia, que requer espaço, tratou de temáticas polêmicas, evidenciando o feminino em seus poemas, apresentando o cenário místico e a cultura clássica. Encontramos figuras imponentes, impassíveis e sensualizadas, femininos que serão analisados neste trabalho. Para o embasamento teórico, nós nos apoiamos em autores e autoras que apresentam um estudo crítico sobre a poeta, como Ramos (1961) e Camargos (2007). Para refletir acerca da representação do feminino, utilizamos de Beauvoir (2016), Bourdieu (2002) e Priore (2010). Para tratar da condição da mulher oitocentista, suas diversas dimensões e a inserção na escrita, apoiamo-nos em Duarte (2016) e Muzart (2004), dentre outros teóricos, os quais nos deram subsídios para refletir as condições da mulher oitocentista, escritora e protagonista, no universo patriarcal do século XIX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration130pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.927pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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