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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Borges, Jaqueline Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T12:30:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T12:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-05 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Jaqueline Ferreira. A representação do feminino nas poesias de Francisca Júlia (1871- 1920). 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.927 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23192 | - |
dc.description.abstract | This work aims to consider the female subversive in some poems by Francisca Júlia, a São Paulo writer who published four literary works, being Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esphinges (1903) and, finally, in 1920, Alma Infantil. The poet was one of the pioneers of female insertion in literature, along with other names, started the authorship and freedom of women in writing. She faced the misogyny that invaded the nineteenth-century literature, but it reached space, recognition and admiration for important names in the intellectual scene of that period, but it became forgotten, requiring greater visibility in current scientific studies. In this sense, supported by Spivak (2010), the justification of our research is found, with the purpose of giving voice to the subordinate and creating means for him to be heard. The writer Francisca Júlia, who requires space, dealt with controversial themes, evidenced the feminine in her poems, presenting the mystical scene and the classical culture. We find imposing figures, impassive and sensuous, feminine that will be analyzed in this work. For the theoretical basis, we rely on authors and authors who present a critical study about the poet, such as Ramos (1961) and Camargos (2007). To reflect on the representation of the feminine, we use Beauvoir (2016), Bourdieu (2002) and Priore (2010). In order to deal with the condition of nineteenth-century women, their different dimensions and their insertion in writing, we rely on Duarte (2016) and Muzart (2004), among other theorists, who gave us subsidies to reflect the conditions of the nineteenth- protagonist, in the patriarchal universe of the nineteenth century. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura oitocentista | pt_BR |
dc.subject | Eighteenth literature | pt_BR |
dc.subject | Literatura de autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Literature of feminine authorship | pt_BR |
dc.subject | Francisca Júlia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Poemas | pt_BR |
dc.subject | Poems | pt_BR |
dc.subject | Subversão | pt_BR |
dc.subject | Subversion | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Silva, Francisca Júlia da, 1874-1920 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na literatura - Brasil | pt_BR |
dc.title | A representação do feminino nas poesias de Francisca Júlia (1871- 1920) | pt_BR |
dc.title.alternative | The representation of the feminine in the poems of Francisca Júlia (1871- 1920) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Carlos Augusto de | - |
dc.contributor.referee1 | Samyn, Henrique Marques | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Kênia Maria de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2429642679832671 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo considerar o feminino subversivo em alguns poemas de Francisca Júlia, escritora paulista que publicou quatro obras literárias, sendo Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esphinges (1903) e, por último, em 1920, Alma Infantil. A poeta foi uma das percursoras da inserção feminina na literatura e ao lado de outros nomes, iniciou as autorias e liberdade da mulher na escrita. Ela enfrentou a misoginia que invadia a literatura oitocentista, mas alcançou espaço, reconhecimento e admiração de importantes nomes do cenário intelectual daquele período, porém foi se tornando esquecida, necessitando de maior visibilidade nos estudos científicos da atualidade. Nesse sentido, apoiados em Spivak (2010), situa-se a justificativa da nossa pesquisa, com o objetivo de dar voz ao subalterno e criar meios para que ele seja ouvido. A escritora Francisca Júlia, que requer espaço, tratou de temáticas polêmicas, evidenciando o feminino em seus poemas, apresentando o cenário místico e a cultura clássica. Encontramos figuras imponentes, impassíveis e sensualizadas, femininos que serão analisados neste trabalho. Para o embasamento teórico, nós nos apoiamos em autores e autoras que apresentam um estudo crítico sobre a poeta, como Ramos (1961) e Camargos (2007). Para refletir acerca da representação do feminino, utilizamos de Beauvoir (2016), Bourdieu (2002) e Priore (2010). Para tratar da condição da mulher oitocentista, suas diversas dimensões e a inserção na escrita, apoiamo-nos em Duarte (2016) e Muzart (2004), dentre outros teóricos, os quais nos deram subsídios para refletir as condições da mulher oitocentista, escritora e protagonista, no universo patriarcal do século XIX. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.sizeorduration | 130 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.927 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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