Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastilho, Andressa Garcia-
dc.date.accessioned2018-12-04T15:20:10Z-
dc.date.available2018-12-04T15:20:10Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.identifier.citationCASTILHO, Andressa Garcia. As implicações e o impacto para o trabalho docente com as novas tecnologias na escola - Uberlândia. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.593pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23155-
dc.description.abstractThis dissertation is a result of an investigation made in 2015, in the Course of Master’s Degree of the Program of Postgraduate Studies in Education of the Federal University of Uberlândia. It has as purpose to analyze what is the impact of the teaching work of the insertion of the new technologies of information and communication inside the school. We investigated three places in the city of Uberlândia-MG: the first one was a municipal school, the second one was a state school and the last one was a private school. The methodological option is based assumptions of dialectical historical materialism. The collect of information constituted a corpora of seven interviews with teachers of each school, observations and notes of the field journal. An essay of this work was divided into three chapters. The introduction proposes a discussion about the methodological questions and includes the hypothesis which has been raised during the initial constitution of the work. The first chapter reveals the historic route of the new technologies in education and analyses what is the challenge of the teaching work in the school with their arrival. The second chapter is a text dedicated to the presentation of the community, of the school and of the investigated teachers. In it, we synthesize the methodological procedures adopted in this research. The last one matches to a systematization of the challenges and possibilities of using new technologies in schools starting from the investigated realities. As an analyze of this investigation we used theoretical men like Garcia (1980), Balzan (1994), Saviani (2005) Ferretti (1980), Oliveira (2004) Libanêo (2011) e Raimamm (2015). The study presented contradictions between the teaching work’s development and the implementation of new technologies. We identified how was given, over time, the responsibility of conducting the work to the teacher mediated by these resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducação Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProfessores Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores Efeito de inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleAs implicações e o impacto para o trabalho docente com as novas tecnologias na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe implications and the impact for teaching work with new school technologiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Bosco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516836309161702pt_BR
dc.contributor.referee1Raimann, Elisabeth, Gottschalg-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315277492758269pt_BR
dc.contributor.referee2Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2915143289357537pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é resultado de uma investigação realizada em 2015, no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Ela tem como objetivo analisar qual o impacto para o trabalho docente da inserção das novas tecnologias da informação e comunicação dentro da escola. Investigamos três locais da cidade de Uberlândia-MG: o primeiro uma escola da rede municipal, o segundo da estadual e o terceiro da rede privada. A opção metodológica é baseada nos pressupostos do materialismo histórico dialético. A coleta de dados constituiu ao todo um corpora de sete entrevistas com professores de cada escola, observações e anotações do diário de campo. A redação desse trabalho foi dividida em três capítulos. A introdução propõe discutir as questões metodológicas e abarca a hipótese levantas durante a constituição inicial do trabalho. O primeiro capítulo revela o percurso histórico das novas tecnologias em educação e analisa qual o desafio do trabalho docente na escola com a chegada delas. O capítulo dois é o texto dedicado a apresentação da comunidade, da escola e dos professores investigados. Nele sintetizamos os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa. O último corresponde a uma sistematização dos desafios e possibilidades do uso de novas tecnologias nas escolas a partir das realidades investigadas. Como análise dessa investigação, utilizamos teóricos como Garcia (1980), Balzan (1994), Saviani (2005) Ferretti (1980), Oliveira (2004) Libanêo (2011) e Raimamm (2015). O estudo apresentou as contradições entre o desenvolvimento do trabalho docente e a implementação das novas tecnologias. Identificamos como foi lançada, ao longo do tempo, essa responsabilidade de conduzir o trabalho ao professor mediado por esses recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration141pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.593pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplicacoesImpactotrabalho.pdfDissertação39.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.