Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Fernanda Cristina de-
dc.date.accessioned2018-10-11T14:07:45Z-
dc.date.available2018-10-11T14:07:45Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationCAMPOS, Fernanda Cristina de. Linguagem, imaginação e imagem: manifestações do numinoso em Dora Ferreira da Silva. 2018. 269 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.629pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22554-
dc.description.abstractThis thesis covers the lyrical work of Dora Ferreira da Silva and aims at examining the poetic images in their dreamlike and sacred nature, an origin that refers to the romantics and to the Depth Psychology. Her poetic construct ranges from an imagery that privileges the mythical-poetic celebration based on archetypes that evoke the four cosmic elements, fire, water, air and earth, transforming them into a powerful linguistic construct. Hence, important courses were followed in order to obtain a meaningful study of this lyricism: the sacred one, the linguistic one, the one of the material imagination as well as the one of the images. . For such investigations, Gaston Bachelard's phenomenological itinerary was traversed, which, through the theory of material imagination, retrieved the value of imagination from the systematic ordering of the first scholars of this subject, the German romanticists, especially Novalis. The Jungian conception of the archetypal images was imperative for the appreciation to open to the plurisignification of the image-words. While this research was carried out, we also invoked the studies of Rudolph Otto, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Gilbert Durand, Benedito Nunes, Hugo Friedrich and Michael Hamburger; researchers who recognize the lyrical trajectory founded on experiences that interconnect daydreams, thoughts and image. In the end, in the poetry of Dora Ferreira da Silva, pure lyricism was recognized while entering numinous domains. This conserves and multiplies the vital force of poetry in the context of contemporary literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDora Ferreira da Silvapt_BR
dc.subjectNovalispt_BR
dc.subjectGaston Bachelardpt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSacredpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSilva, Dora Ferreira da, 1918-2006 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Histórica e críticapt_BR
dc.titleLinguagem, imaginação e imagem: manifestações do numinoso em Dora Ferreira da Silvapt_BR
dc.title.alternativeLanguage, imagination and image: manifestations of the numinoso in Dora Ferreira da Silvapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e-
dc.contributor.referee1Teixeiro, Alva Martinez-
dc.contributor.referee2Turchi, Maria Zaira-
dc.contributor.referee3Bento, Sérgio Guilherme Cabral-
dc.contributor.referee4Costa, Erick Gontijo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534234192523382pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese percorre a obra lírica de Dora Ferreira da Silva com o objetivo de examinar as imagens poéticas em sua natureza onírica e sagrada, origem que remonta aos românticos e à psicologia das profundezas. O construto poético doriano parte de um imaginar que privilegia a celebração mítico-poética a partir de arquétipos que evocam as quatro substâncias cósmicas, o fogo, a água, o ar e a terra, transformando-as em uma arquipotência linguística. Assim, importantes percursos foram trilhados para que se obtivesse um estudo significativo desse lirismo: o do sagrado, o da linguagem, o da imaginação material e o das imagens. Para tais investigações, percorreu-se o itinerário fenomenológico de Gaston Bachelard, que, por meio da teoria da imaginação material, resgatou o valor da imaginação a partir da ordenação sistemática dos primeiros estudiosos desse tema, os românticos alemães, em especial Novalis. A concepção junguiana das imagens arquetípicas foi indispensável para que as apreciações se abrissem à plurissignicação das palavras-imagens. No desenvolvimento desta pesquisa, recorreu-se ainda aos estudos de Rudolf Otto, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Gilbert Durand, Benedito Nunes, Hugo Friedrich, Michael Hamburger, pesquisadores que reconhecem a trajetória lírica assentada nas experiências que interligam devaneios, pensamentos e imagem. Ao final, reconheceu-se na poesia de Dora Ferreira da Silva um lirismo em estado puro ao adentrar esferas numinosas, conservando e multiplicando a força vital da poesia em pleno contexto da literatura contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration269pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.629pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LinguagemImaginacaoImagem.pdf5.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.