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dc.creatorSilva, Alexandre Leite dos Santos-
dc.date.accessioned2018-10-08T15:14:05Z-
dc.date.available2018-10-08T15:14:05Z-
dc.date.issued2018-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Leite dos Santos. Necessidades formativas de professores de Ciências de escolas do campo: um estudo no semiárido piauiense (2017-2018). 2018. 355 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.320.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22531-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the training needs of the science teachers of rural schools from a county in semiarid region from Piauí, Brazil. In this respect, the thesis defended is that a critical analysis with a dialectical perspective can contribute to more comprehensively reveal the training needs of the science teachers of rural schools. The research is based on the paradigm of Countryside Education and the conception of a science teaching based on problematization, thematic approach, social practice and the valorization of rural space, work and culture. For the development of the research, data were collected through interviews, forms, questionnaires, direct observation records during school visits, traineeship reports and other documents. The subjects who contributed to the data were 11 field science teachers, 13 principals, three coordinators, three representatives of local and regional social movements, six educators and 119 students of Countryside Education Course with focus in Sciences of the Federal University of Piauí. The analysis of the data was performed through the exploration, analysis and evaluation stages. The results showed that the science teachers of the rural schools investigated need to take practical classes, new and interesting methodologies and teaching techniques, to know how to work interdisciplinarily, specific knowledge in the area of Sciences, to develop new attitudes, know how to do contextualized teaching and knowledge about Countryside Education. In addition, teachers also need awareness, to develop critical thinking and to promote transformation at school and rural community level.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNecessidades formativaspt_BR
dc.subjectProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTraining needspt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleNecessidades formativas de professores de ciências de escolas do campo: um estudo no semiárido piauiense (2017-2018)pt_BR
dc.title.alternativeTraining needs of science teachers from rural schools: a study in the semi-arid region of Piauí (2017-2018)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee1Inforsato, Edson do Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792309624270467pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081464792679788pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182pt_BR
dc.contributor.referee4Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890845141117025pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi analisar as necessidades formativas dos professores de Ciências de escolas do campo de uma rede escolar pública de um município do semiárido piauiense. Nesse aspecto, a tese defendida é de que uma análise das necessidades formativas segundo uma perspectiva dialética pode contribuir para desvelar de forma mais abrangente as necessidades formativas dos professores de Ciências de escolas do campo, apontar necessidades das quais os professores não têm consciência e explicar a presença hegemônica da Educação Rural nas escolas do campo e como superá-la a favor do paradigma da Educação do Campo. A pesquisa parte da concepção de um ensino de Ciências fundamentado na problematização, na abordagem temática, na prática social e na valorização do espaço, do trabalho e da cultura camponeses. Para o desenvolvimento da pesquisa, os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários, formulários, registros de observação direta durante visitações às escolas, relatórios de estágio e outros documentos. Os sujeitos que contribuíram para o fornecimento dos dados foram 11 professores de Ciências de escolas do campo, 13 diretores escolares, três coordenadores municipais, três representantes de movimentos sociais locais e regionais, além de seis professores universitários e 119 graduandos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo com enfoque em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí. A análise dos dados foi realizada pelo uso das etapas de exploração, análise e avaliação. Os resultados mostraram pelo quadro de necessidades formativas apontadas a presença hegemônica da Educação Rural. Concluiu-se que os professores de Ciências das escolas do campo investigados necessitam, em um nível sincrético, de fazer aulas práticas, de novas e interessantes metodologias e técnicas de ensino, de saber trabalhar interdisciplinarmente, de saberes específicos da área de Ciências da Natureza, de desenvolver novas atitudes, de saber fazer um ensino contextualizado e de saberes sobre a Educação do Campo. Em um nível sintético foram identificadas necessidades formativas para a formação inicial e continuada como subsídio para programas de formação e políticas públicas na região do semiárido, dentro do paradigma da Educação do Campo. Além disso, concluiu-se que os professores também necessitam de conscientização, para desenvolverem um pensamento crítico e promoverem coletivamente a transformação a nível da escola e da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration355pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.320pt_BR
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