Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Daniel Flávio Pires de-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:43:37Z-
dc.date.available2018-10-05T14:43:37Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel Flávio Pires de. Avaliação da segurança durante o içamento de vigas pré-moldadas. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1174pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22523-
dc.description.abstractIn the current civil construction scenario, the quest for cost reduction tends to optimize the procedure and material involved in the dimensioning of strucutral elements in reinforced concrete, resulting in slender cross section sections with better mechanical efficiency. However, long and slender beams are more prone to the phenomenon of lateral instability during transiente phases, such as lifting. The objective of this work is to analyse the equations present in the technical literature to evaluate the safety of elements during the suspension phase, to perform numerical simulation in order to quantify the equilibrium rotation, as well as to analyze the influence of the several parameters inherent to the constructive process of pre-cast elements and the lifting phase, such as initial lateral eccentricity, deviation in the positioning of the loops, lenght of the cantilevers, protension and use of a rigid element between the beam and the lifting cable. The analyses carried out, including a case study for a real problem in a beam during lifting, show the need for an adequate design definition of the study variables, since the recommendations of the normative codes are still ineffective to guarantee the safety of this phase transitional period. The results show that positional deviations of the lifting loop, even in compliance with the PCI (2011) recommendation, can generate variation in the maximum tensile stress of up to 30%, as well as in the existence of initial lateral eccentricity, rigid body rotation for static balance can vary by 62%, even if different regulatory codes are pleased. The knowledge of these execution deviations becomes even more necessary to maintain the stability of the elemento when the lifting is perfomed without or with small cantilever, since these generate stabilizing effect able to reduce the interferences generated by the initial imperfection.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIçamentopt_BR
dc.subjectVigas pré-moldadaspt_BR
dc.subjectFator de segurançapt_BR
dc.subjectInstabilidadept_BR
dc.subjectLiftingpt_BR
dc.subjectPrecast beamspt_BR
dc.subjectFactor of safetypt_BR
dc.subjectInstabilitypt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectVigas de concretopt_BR
dc.subjectLevantamento e transportept_BR
dc.titleAvaliação da segurança durante o içamento de vigas pré-moldadaspt_BR
dc.title.alternativeSafety assessment during lifting of pre-cast beamspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Roberto Chust-
dc.contributor.referee2Castilho, Vanessa Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875355008847702pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual da construção civil, a busca pela redução de custos tende a otimizar os processos e materiais envolvidos no dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado, resultando em seções transversais esbeltas e com melhor rendimento mecânico. Porém, vigas longas e esbeltas são mais propensas ao fenômeno da instabilidade lateral durante as fases transitórias, como é o caso do içamento. O objetivo desse trabalho é propor um equacionamento que considere variáveis que são negligenciadas pelas propostas presentes na literatura técnica para avaliação da segurança de elementos durante a fase de suspensão, realizar simulação numérica a fim de quantificar a rotação de equilíbrio, bem como analisar a influência das diversas variáveis inerentes ao processo construtivo de elementos pré-moldados e à fase de içamento, tais como excentricidade lateral inicial, desvio no posicionamento das alças, comprimento dos balanços, protensão e uso de barra rígida entre a viga e o cabo de içamento. As análises realizadas, incluindo um estudo de caso para um problema real ocorrido em uma viga durante o içamento, mostram a necessidade da adequada definição em projeto das variáveis de estudo, visto que as recomendações dos códigos normativos são ainda ineficientes para garantir a segurança desta fase transitória. Os resultados mostram que desvios de posicionamento da alça de içamento, mesmo atendendo a recomendação do PCI (2011), podem gerar variação na tensão máxima de tração de até 30%, bem como na existência de excentricidade lateral inicial satisfazendo diferentes códigos normativos, o giro necessário para atingir o equilíbrio estático pode variar em 62%. Finalmente, este trabalho mostra a necessidade de conhecer as imperfeições iniciais das vigas pré-moldadas, como medir a excentricidade lateral inicial e os desvios das alças antes de realizar o içamento. O conhecimento desses desvios de execução torna-se ainda mais necessário para manter a estabilidade do elemento quando a suspensão for realizada sem balanços ou com pequenos balanços, uma vez que estes geram efeito estabilizante capaz de reduzir as interferências geradas pelas imperfeições iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1174pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoSegurancaDurante.pdf4.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.