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dc.creatorMatos, Daniel Ivori de-
dc.date.accessioned2018-10-02T15:10:21Z-
dc.date.available2018-10-02T15:10:21Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationMATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519-
dc.description.abstractThis thesis takes as its theme one of the highest profile events in this short twenty-first century, the terrorist attacks of September 11, 2001 in the US. Initially, there is the exploitation of the event images as a new milestone that shook the nation; then terrorism took over the agenda, many political speeches by then-President George Walker Bush on the new enemy, terrorism, were appropriated by several rulers, becoming an international counter-terrorism strategy, which justified legislative changes in the US, boosted the conflicts in Afghanistan and Iraq, incorporating further discussions on the Middle East and Islam. Understand that this chapter of US history is impossible to write without the images, since the spectacularization of the images of the attacks had a great impact on American society. The films in this process is established as a significant practical, for or against such subject, thus, we sought to understand through the film, and September 11 were affected filmic understood and written Hollywood, that is, how this milestone was incorporated and expressed in innumerable ways through the strategies of the language / aesthetics of the cinematographic narrative and how they were received by the American critics. Highlighting the production Syriana (2005), understood as the dissonant note amid the filmography of the period. Thus, an analysis of the film records referring to the War on Terror undertaken by the USA and its reception is realized, perceiving the cinema as an artistic expression and historical agent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema-Históriapt_BR
dc.subjectFilm-Historypt_BR
dc.subjectTerrorismopt_BR
dc.subjectTerrorismpt_BR
dc.subjectDoutrina Bushpt_BR
dc.subjectBush Doctrinept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectAtaques terroristas de 11 de setembro, 2001pt_BR
dc.subjectTerrorismo - Estados Unidos - Históriapt_BR
dc.titleA Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001pt_BR
dc.title.alternativeThe War on Terror and american cinema post-September 11, 2001pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Patriota, Rosângela-
dc.contributor.referee2Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee3Souza, Julierme Sebastião Moraes-
dc.contributor.referee4Vieira, Thaís Leão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417489P5pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration319pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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