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dc.creatorSaramago, Rodrigo Queiroz-
dc.date.accessioned2018-09-11T21:16:54Z-
dc.date.available2018-09-11T21:16:54Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.identifier.citationSARAMAGO, Rodrigo Queiroz. Implementação e Avaliação do Protocolo de Difusão Atômica Rápida a Despeito de Colisões. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1147.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22447-
dc.description.abstractState Machine Replication, is a common technique for achieving fault tolerance that can be implemented by Atomic Broadcast primitives. Atomic Broadcast is usually implemented by solving infinitely many instances of the well-known consensus problem. This approach has the disadvantage of forcing the concurrent broadcast of messages that have not yet been decided, causing them to be re-proposed in new instances, therefore delaying execution. Collision-fast algorithms, which deliver many messages within two message steps in good runs, exist, but either make assumptions that may be too restrictive; require a certain degree of clock synchronization among nodes; do not deal efficiently with failures or have not been experimentally evaluated. In this work we propose an architecture to implement the Collision-fast Atomic Broadcast algoritm as part of a distributed service, exploring the parallelism in today’s machines, and also evaluating the performance of this protocol in a variety of scenarios, comparing it with other two protocols (Paxos and Multi-Ring Paxos). Moreover, this work aims at improving the protocol to allow speculative execution of delivered commands and make it resilient to Byzantine failures. Finally, we conjecture the impossibility of Byzantine failure tolerant Collision-fast protocols.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectComputingpt_BR
dc.subjectSistemas Distribuídospt_BR
dc.subjectDystributed Systemspt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectConsenso Distribuídopt_BR
dc.subjectDistributed Consensuspt_BR
dc.subjectDifusão Atômicapt_BR
dc.subjectAtomic Broadcastpt_BR
dc.subjectPaxospt_BR
dc.subjectMulti Ring Paxospt_BR
dc.subjectM-consensuspt_BR
dc.subjectCollision-fastpt_BR
dc.subjectReplicação de Máquinas de Estadopt_BR
dc.subjectState Machine Replicationpt_BR
dc.subjectConsenso Bizantinopt_BR
dc.subjectByzantine Consensuspt_BR
dc.subjectSistemas distribuidos - Protocolospt_BR
dc.titleImplementação e Avaliação do Protocolo de Difusão Atômica Rápida a Despeito de Colisõespt_BR
dc.title.alternativeImplementation and evaluation of the Collision-fast Atomic Broadcast protocolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Camargos, Lásaro Jonas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297695725568502pt_BR
dc.contributor.referee1Alchieri, Eduardo Adilio Pelinson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4885132018861296pt_BR
dc.contributor.referee2Faina, Luís Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0242166091176964pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Gustavo Maciel Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020007815886406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754946590606691pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoReplicação de Máquinas de Estados, uma técnica comum para se alcançar tolerância a falhas, pode ser implementada por meio de primitivas de Difusão Atômica (Atomic Broadcast). Difusão Atômica, por sua vez, é comumente implementada via algoritmos de Consensus: com infinitas instâncias de Consensus, totalmente ordenadas, decide-se por uma sequência de comandos a serem executados na máquina de estados replicada. Esta abordagem tem a desvantagem de forçar as propostas não decididas (comandos não entregues) a serem repropostas em novas instâncias, atrasando sua execução. Algoritmos que evitam tais problemas são denominados collision-fast e apresentam uma latência ótima de dois passos de comunicação. Os existentes, contudo, requerem um certo grau de sincronismo (Clock-RSM), ou não tratam falhas de forma eficiente (Mencius) ou ainda não foram avaliados experimentalmente (CFABCAST). Este trabalho objetiva primariamente a implementação do algoritmo Collision-fast Atomic Broadcast (CFABCAST), bem como uma avaliação de desempenho em relação ao modelo clássico de replicação de máquinas de estado baseado no Paxos, e a outro trabalho denominado Multi Ring Paxos. Além disso, este trabalho tem como objetivos adicionais, melhorar a eficiência do protocolo em sistemas que permitam execução especulativa e torná-lo resiliente a falhas bizantinas. Por fim, conjecturamos ser impossível existir um protocolo Collision-fast que tolere falhas bizantinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1147pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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