Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Renato José-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:52:15Z-
dc.date.available2018-09-05T14:52:15Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationFERNANDES, Renato José, Sequência didática na física escolar: rádio de galena e o ensino de ondas e eletromagnetismo. 2018. 126 f. :Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.541pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22426-
dc.description.abstractToday, almost all young people use telecommunications on a daily basis, but they do not know the basic principles that allowed the media to advance. On the other hand, the teaching of Physics / Sciences, through the problematization of situations that are significant to the students, so that the learned knowledge has relation with the reality of the same, can favor the learning of specific contents and the formation of citizens capable of articulate and employ scientific knowledge in their daily lives. In this perspective, a didactic sequence was elaborated based on the generating equipment "the radio of Galena". The implementation took place in a class of 23 students from the 3rd year of high school in the year 2016 and 26 students in 2017, in a public school in the region of Alto Paranaíba, Minas Gerais, were held practical classes, simulations, activities in groups and individuals addressing classical contents of High School Physics. In the course of the tasks were also requested activities of application / contextualization of the knowledge developed in each class. The developed didactic sequence modified the routine of the physics classes in the school with changes in the students' behavior in the classroom, from passive to active. This reflects the possibility that physics / science teachers can use a variety of resources, ranging from the use of technology to simple equipment, available even in public schools, to modify the teaching that maintains the molds in which the most common results are students discouraged because they can not establish a connection between practiced teaching and the reality in which they live. The work carried out, accompanied by the research, provides evidence that the teacher can manage his class based on reality and, even so, approach classical contents of Physics in a way that is relevant to the students, which reflects not only in an improvement in the quality of teaching practiced , but in meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectOndas eletromagnéticapt_BR
dc.subjectOndas de rádiopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectRádio de Galenapt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectGalena Radiopt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.titleSequência didática na física escolar: rádio de galena e o ensino de ondas e eletromagnetismopt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence in school physics: galena radio and the teaching of waves and electromagnetismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770291A5pt_BR
dc.contributor.referee2Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776786A1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233279H6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade os jovens, quase que em sua totalidade, utilizam as telecomunicações diariamente, mas desconhecem princípios básicos que possibilitaram o avanço dos meios de comunicação. Por sua vez, o ensino de Física/Ciências, através da problematização de situações que sejam significativas aos alunos, de maneira que o conhecimento aprendido tenha relação com a realidade dos mesmos, pode favorecer a aprendizagem de conteúdos específicos e a formação de cidadãos capazes de articular e empregar conhecimentos científicos em seu dia-a-dia. Nesta perspectiva, foi elaborada uma sequência didática com base no equipamento gerador “o rádio de Galena”. A implementação da mesma ocorreu em uma turma de 23 alunos do 3º do ensino médio no ano de 2016 e de 26 alunos no ano de 2017, em uma escola pública da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, foram realizadas aulas práticas, simulações, atividades em grupos e individuais abordando conteúdos clássicos da física do Ensino Médio. No decorrer das tarefas também foram solicitadas atividades de aplicação/contextualização do conhecimento desenvolvido em cada aula. A sequência didática desenvolvida modificou a rotina das aulas de Física na escola com alterações de comportamento dos alunos em sala, de passivos a ativos. Isso reflete a possibilidade de os professores de Física/Ciências utilizarem diversos recursos, que vão do emprego da tecnologia a equipamentos simples, disponíveis até mesmo em escolas públicas, para modificar o ensino que mantém os moldes em que os resultados mais comuns são alunos desmotivados porque não conseguem estabelecer ligação entre ensino praticado e a realidade em que vivem. O trabalho realizado, acompanhado pela pesquisa, traz evidências que o professor pode gerir sua aula baseado na realidade e, mesmo assim, abordar conteúdos clássicos da Física de forma que sejam relevantes aos alunos, o que reflete não apenas numa melhora na qualidade do ensino praticado, mas em aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.541pt_BR
dc.orcid.putcode68441450-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaRadio.pdf4.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.